Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Pimenta na língua emagrece e trata doenças

Pimenta na língua emagrece e trata doenças

Pode parecer irónico dizer que pimenta na língua emagrece e trata doenças, mas é uma grande verdade. O poder da pimenta vermelha, ou pimenta malagueta, é conhecido pela sua ardência na língua, a qual estimula a circulação do corpo, aumenta o metabolismo e faz reduzir o crescimento das células de gordura e das células cancerígenas. Hoje a minha crónica Alimento É Vida, em sequência de ordem alfabética, aborda os alimentos iniciados com letra P.

Pinterest Google+

Um estudo em Biologia Celular e Molecular da Faculdade de Biociências, realizado em São Paulo-Brasil, na Universidade Católica Pontífica de Rio Grande do Sul, mostra-nos que, além das propriedades minerais, vitamínicas e antioxidantes da capsaicina, foram ainda analisados e verificados benefícios associados ao consumo continuado das pimentas picantes, em grupos étnicos, como os tailandeses e africanos, que apresentaram menor nível de fibrina no sangue (possibilidades de trombos.

 

O estudo analisou ainda a ação digestiva que estimula as enzimas responsáveis pela digestão e secreção da bile, onde mostra que a capsaicina diminui o tempo de trânsito gastrointestinal dos alimentos, ou seja promove a boa digestão.

 

VEJA TAMBÉM: REMÉDIOS NATURAIS PARA MULHERES

 

Na indústria farmacêutica esta pequena fruta (planta) é usada na preparação de cremes tópicos para aliviar dores musculares, processos inflamatórios reumáticos e de melhora da flexibilidade das articulações. A piperina é um inibidor das enzimas hepáticas de metabolismo de fármacos, é um dos compostos mais pungentes (picantes) até agora conhecidos, detetado no palato (céu da boca) em diluições de 1 para 17 milhões.

 

No tratamento do cancro, a “American Association for Cancer Research” relatou que a capsaicina é capaz de matar as células cancerosas na próstata, levando à sua apoptose (morte celular). No entanto, recomendo o uso de muita cautela no consumo de pimenta vermelha ardida, porque pode causar irritação a quem tem pele muito sensível.

 

O mesmo acontece para o seu consumo oral. Posso adiantar-vos que uma pequena dose (3 gotas) ou 1 malagueta vermelha seca, no prato de sopa diário, melhoram o paladar e é a dose preventiva recomendada, este é um dos muitos conselhos dados no meu livro “Chocolate com Poesia – Uma História de Paixões” com receitas combinadas com cacau.

 

VEJA TAMBÉM: O AROMA TERAPÊUTICO DA CANELA

 

RECEITA FUNCIONAL

Bebida da Vida ou Poção do Amor – emagrece e traz felicidade

Ingredientes:

3 malaguetas vermelhas secas e inteiras

3 pés de hortelã

1 pau de canela

4 colheres de spa de cacau em pó

2 rodelas de gengibre fresco.

1 pitada de noz moscada

1 colher de sopa de leite de côco e 2 copos de água

Preparação:

Junte todos os ingredientes e deixe ferver mexendo devagar até atingir uma consistência pastosa, desligue o fogo e deixe atingir uma temperatura do seu agrado para consumir.

Sirva numa chávena ou caneca bonita, decorado com algumas folhas de hortelã e polvilhe com uma pitada de pó de canela.

Beba devagar e em boa companhia com muito prazer, sentido não só o sabor, mas também o aroma desta poção da vida.

Carpe Vitae

 

 

 

 

 

 

Artigo anterior

O papel do ambiente no nosso bem-estar

Próximo artigo

Formas de ajudar (sempre) o ambiente