Petição pede refeições sustentáveis nas universidades portuguesas
A petição visa garantir que em pelo menos um dia por semana todas as refeições servidas nas universidades portuguesas sejam de base vegetal, incentivando assim a adoção de hábitos alimentares mais sustentáveis.
A Associação Vegetariana Portuguesa, através do seu Programa Prato Sustentável, lança uma petição com o objetivo de promover a alimentação sustentável nas universidades portuguesas.
A petição visa garantir que em pelo menos um dia por semana todas as refeições servidas nas universidades portuguesas sejam de base vegetal, incentivando assim a adoção de hábitos alimentares mais sustentáveis.
A petição “Prato Sustentável: Um Dia Semanal de Refeições de Base Vegetal nas Universidades Portuguesas” tem como objetivo principal impulsionar uma mudança significativa na oferta alimentar nas universidades do país.
Ao optar por refeições à base de vegetais, reduzimos a nossa pegada ecológica, já que mais de 50% da pegada ecológica dos portugueses está associada ao consumo de carne e peixe.
A campanha já conta com o apoio de diversos professores e estudantes universitários, bem como figuras públicas e ativistas que acreditam no poder da alimentação sustentável. Dentre os quais destacam-se João Malva (Investigador Coordenador na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra), Mónica Truninger (Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa),Sara Moreno Pires (Professora e Investigadora na Universidade de Aveiro),Constança Fernandes (Estudante no Instituto Superior Técnico e Presidente do Grupo de Estudantes AmbientalIST), Sara Salgado (Estudante do mestrado Global Challenges for Sustainability), Maria Júlia Rosa (Nutricionista, mestranda em nutrição humana e metabolismo na Nova Medical School),Gabriela Oliveira (Chef e autora), Inês Coimbra (Gestora do projeto Food Wave na Rede DLBC Lisboa).
Sob o slogan “Alimenta a Mudança”, o projeto busca uma transição para refeições mais sustentáveis e saudáveis nas instituições de ensino superior. Com o intuito de criar um impacto positivo no planeta, na saúde e na qualidade de vida das gerações futuras, começando pelas universidades portuguesas.
A petição será lançada ao público no dia 7 de novembro de 2023. O Projeto Prato Sustentável convida todos os cidadãos, incluindo estudantes, professores, figuras públicas e a comunidade em geral, a se unir a essa causa, assinar a petição e apoiar esta iniciativa crucial por uma alimentação mais consciente, saudável, ética e sustentável.