Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Pessoas mais velhas são mais felizes do que os jovens

Pessoas mais velhas são mais felizes do que os jovens

Ser jovem pode ser terrivelmente difícil: as exigências financeiras e educacionais, o stress no trabalho e a ansiedade despoletada pela vida amorosa… Quanto mais velho se for, mais feliz se é, sugere o estudo.

Pinterest Google+
PUB

Um estudo publicado no ‘Journal of Clinical Psychiatry’ garante que os idosos são mais felizes do que os adultos mais jovens.

 

Os investigadores analisaram dados recolhidos a partir de uma amostra aleatória de 1546 pessoas com idades entre os 21 e os 99, em San Diego, EUA. Depois de uma entrevista por telefone, os participantes preencheram um longo questionário acerca da sua saúde física, cognitiva e mental. O questionário perguntava também o quão felizes e satisfeitos com a sua vida se sentiam, assim como se eram deprimidos, ansiosos ou stressados.

 

Veja a galeria: Formas de prevenir a infertilidade

 

«Há a ideia de que a velhice é má, é tudo melancólico e uma desgraça e que as pessoas mais velhas estão geralmente deprimidas, mal-humoradas e infelizes», diz o autor do estudo Dilip Jeste, um psiquiatra geriatra e diretor do Centro de Envelhecimento Saudável na Universidade de Califórnia, San Diego, à ‘Time’.

 

A análise de dados revelou que as pessoas mais velhas são efetivamente mais fracas a nível físico e o seu lado cognitivo revelou-se comprometido devido à deterioração natural do envelhecimento. No entanto, quanto à saúde mental, as pessoas com mais idade ganharam vantagem.

 

Veja a galeria: Estás na casa dos 20? Aprende a gerir o teu dinheiro 

 

As pessoas na casa dos 20 e dos 30 revelaram níveis mais altos de depressão, ansiedade e stress, além dos níveis mais baixos de felicidade, satisfação e bem-estar. Surpreendentemente, as pessoas mais velhas revelaram serem as mais felizes.

 

«À medida que envelhecem parece que as coisas começam a ficar melhores», afirma Jeste à ‘Time’. «Isto sugere que com a idade há uma progressiva melhoria na saúde mental».

 

 

Artigo anterior

Demi Lovato anuncia pausa na carreira

Próximo artigo

Toxina botulinica pode tratar incontinência urinária