Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Pessoas felizes são mais saudáveis

Pessoas felizes são mais saudáveis

Conclusão de uma análise a 160 estudos sobre comportamento humano e animal

Pinterest Google+

Não há dúvidas de que as pessoas felizes tendem a viver mais tempo e de forma mais saudável do que os seus pares infelizes.

A conclusão não será novidade, mas as evidências ficaram bem claras a partir de uma análise a 160 estudos já realizados sobre comportamento humano e animal.

A pesquisa, liderada por Ed Diener, cientista e professor de Psicologia da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, viu várias ligações entre saúde e estado de ânimo. «Nós analisámos oito tipos de estudos diferentes. E a conclusão geral de cada tipo de estudo é que o bem-estar pessoal – ou seja, sentir-se positivo perante a vida, não stressar, não estar deprimido – contribui para a longevidade e para a boa saúde da população».

Um estudo que seguiu cerca de 5000 estudantes universitários durante os 40 anos seguintes, por exemplo, descobriu que aqueles que eram mais pessimistas enquanto estudantes tenderam a morrer mais cedo do que os seus pares.

Existem excepções, mas a maioria dos estudos de longo prazo demonstraram que a ansiedade, a depressão, a falta de gosto pelas atividades diárias e o pessimismo estão todos associados com taxas elevadas de doenças e menor tempo de vida.

Os estudos em animais também comprovaram esta ligação. Por sua vez, experiencias laboratoriais também demonstraram que bom humor reduz o nível das hormonas responsáveis pelo stress, aumenta as funções imunológicas e promove uma mais rápida recuperação  de doenças no coração. Noutros estudos, os conflitos matrimoniais ou a elevada hostilidade no casamento também mostrou ligações com piores respostas imunológicas.

«Apesar de também haver estudos que demonstram efeitos contrários, a maioria aponta neste sentido», refere Ed Diener, que acrescenta: «As atuais recomendações para uma boa saúde focam-se em quatro aspetos: evitar a obesidade, alimentar-se corretamente, não fumar e fazer exercício. Talvez fosse altura de acrescentar o estar feliz e evitar a raiva crónica e a depressão a esta lista». Veja na galeria abaixo como manter o bom humor.

Artigo anterior

As nacionalidades mais sexy

Próximo artigo

Ideias para emagrecer