Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»Pessoas com baixa autoestima arrependem-se dos sacrifícios feitos pelo parceiro

Pessoas com baixa autoestima arrependem-se dos sacrifícios feitos pelo parceiro

As pessoas com baixa autoestima sentem-se vulneráveis e inseguras nos seus relacionamentos com mais facilidade.

Pinterest Google+
PUB

Uma série de estudos da autoria de psicólogos dos Países Baixos relatou que as pessoas com baixa autoestima fazem, muitas vezes, sacrifícios nas relações, que veem não serem apreciados pelo outro. Como tal, surge o arrependimento que pode causar pessimismo, stress e menor satisfação com a vida.

 

Estas pessoas têm o hábito de subestimar o parceiro quanto ao que sente. Tendem a pensar que os outros não estão lá para eles quando precisam de apoio. «Os parceiros com baixa autoestima desejam conexões interpessoais fortes, mas são muito sensíveis à rejeição e às ameaças interpessoais», diz Francesca Righetti, da Universidade de Amesterdão, Holanda, ao site ‘Psych Central’.

 

Veja também: Ideias para passar um fim-de-semana a dois em grande

 

Foi testada a ideia de que quando os indivíduos com baixa autoestima decidem sacrificar preferências pessoais pelo relacionamento arrependem-se das ações e sofrem as consequências. Participaram no estudo 130 casais holandeses que, numa primeira etapa, preencheram avaliações emocionais a cada duas horas durante oito dias e foram contactados um ano depois. Os casais não tinham filhos e estavam juntos há pelo menos quatro meses. A maioria não era casada.

 

Os resultados do estudo mostraram que a baixa autoestima está relacionada com um maior arrependimento pelos sacrifícios feitos no passado, o que, por sua vez, afeta o humor, o stress e o nível de satisfação com a vida.

 

Outras análises revelaram que os indivíduos com baixa autoestima sentem-se menos apoiados pelo parceiro após o sacrifício, situação que explica o arrependimento do sacrifício feito. Não se trata da quantidade de vezes que foi feito um sacrifício, pois as pessoas com baixa autoestima parecem fazer sacrifícios numa relação tanto quanto o parceiro com autoestima elevada.

Artigo anterior

Pais estão mais atentos às meninas do que aos meninos

Próximo artigo

É seguro ter sexo antes de uma prova atlética