Home»FOTOS»Pecar sem culpa? Conheça os novos tipos de adoçantes

Pecar sem culpa? Conheça os novos tipos de adoçantes

Ultimamente, utiliza-se cada vez mais substitutos para o açúcar refinado e o adoçante comumente usados. Para além do mel, conhecido de todos, começam a disseminar-se pelas prateleiras dos supermercados produtos como stevia, xilitol, agave, entre outros. Apresentamos-lhe oito alternativas ao açúcar convencional, para se dedicar à confeção de bolos com um pouco menos de culpa.

Pinterest Google+

Xarope de agave – Esta planta é de origem mexicana e o seu interior funciona como um bom substituto do açúcar. O agave é de uma cor amarelada, tem um odor bastante agradável e apresenta uma textura bastante semelhante à do mel. O agave tem menos calorias que o adoçante e é mais doce também.

 

Stevia – Este adoçante adoça mais que o açúcar e pode substituir o açúcar em bebidas frias, quentes e receitas culinárias. Esta planta medicinal adoça 300 vezes mais do que o açúcar comum e pode ser utilizado por crianças, grávidas e diabéticos.

 

VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS RICOS EM AÇÚCAR (E QUE TALVEZ DESCONHEÇA)

 

Xarope ácer – Este xarope provém da seiva da árvore ácer e também é conhecido como maple syrup, na sua versão anglo-saxónica. A seiva da árvore é evaporada para dar origem ao xarope. Estas árvores são abundantes na região do Canadá e Estados Unidos da América.

 

Xilitol – Este adoçante natural é extraído na sua maioria da fibra da bétula, sendo por isso chamado de ‘o adoçante da árvore’. Mas pode ser encontrado também no milho, nas framboesas e nas ameixas. O xilitol é tão adoçante como o açúcar e tem menos calorias.

 

Açúcar de beterraba – Este açúcar é produzido através das folhas da beterraba.

 

VEJA TAMBÉM: NÃO É SÓ OBESIDADE E DIABETES… VEJA 10 RISCOS DO AÇÚCAR PARA A SAÚDE

 

Xarope de milho – Este xarope é bastante utilizado, mas deve-se ter alguns cuidados na sua utilização.

 

Açúcar de coco – Este é o último adoçante da moda. O açúcar de coco é extraído a partir das palmas do coco. Em excesso oferece os mesmos riscos à saúde que o açúcar normal.

 

Mel – Para além de ser um produto natural, o mel é bem doce e quando falamos de calorias este é menos calórico que o adoçante. O mel apenas tem 3 calorias por grama. Este deve ser mais utilizado que o adoçante se quiser ter o mesmo doce que este oferece.

Artigo anterior

Dieta rica em maças e tomates ajuda a reparar pulmões de ex-fumadores

Próximo artigo

Lourinhã viaja até ao século XIX para reviver a vitoriosa Batalha do Vimeiro contra os franceses