Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Paula Margarido: «Uma casa bem organizada é o primeiro passo para se sentir melhor com a vida»

Paula Margarido: «Uma casa bem organizada é o primeiro passo para se sentir melhor com a vida»

O detox não passa só pela cozinha, mas também por toda a casa. Paula Margarido acaba de lançar o livro ‘Destralhe a Sua Casa’ e promete dar-lhe uma mãozinha preciosa nas arrumações que precisa de fazer em casa.

Pinterest Google+
PUB

A palavra de ordem neste livro é ‘destralhar’. Quais são as vantagens desta iniciativa?

Uma casa bem organizada, limpa e sem tralha, é sem dúvida o primeiro passo para se sentir melhor consigo e com a vida. A casa é um espelho da pessoa, e o mais importante numa casa é que a boa energia circule livremente. Zonas de acumulação de tralha só servirão para estagnar a energia da casa, não permitindo que esta flua. Todos se sentem bem e melhor quando estão rodeados de boas energias, de cor, alegria e de amor.

 

Comprar o seu livro é ter acesso a que tipo de conteúdo?

O livro ‘Destralhar’ em primeiro lugar ensina como destralhar: como identificar os vários tipos de tralha, quais os métodos e passos para destralhar e como criar um método (adequado a si, de acordo com o seu tipo de energia), destralhar com Feng Shui e quais as alturas que se deve destralhar uma casa. Também ensino como aplicar os detergentes ecológicos, como limpar a casa com vinagre, limão e bicarbonato de sódio. Por fim, explico como organizar a sua casa com o método do Feng Shui – recorrendo ao Baguá. Ou seja, arrumar e organizar para que tudo fique no sítio certo, harmonioso e equilibrado.

 

Veja também: Conheça a decoração Feng Shui

 

Não é tarefa fácil quando se tem muita coisa acumulada. Por onde se começa?

No livro vem descrito os vários passos e métodos para tratar da situação. O ideal é que identifique as zonas com mais tralha: debaixo das camas, atrás das portas, no vestíbulo de entrada, roupeiros, arrecadações, etc. Também aconselho que comece pelas roupas, sapatos e papéis e deixe para o fim os objectos com mais ligação emocional (são os menos fáceis de “largar” …de fazer o desapego.

 

Uma casa organizada é um passo para uma vida também mais organizada e feliz?

Sim, está provado que a casa ou escritório arrumado e organizado reflecte a forma de pensar. Se temos a casa arrumada, temos mais foco e organização, somos mais pontuais e temos mais tempo para nós. Uma casa organizada permite mais espaço disponível, melhor qualidade de vida e mais harmonia familiar. Outro aspecto favorável é ter tudo no sítio certo e não perder horas à procura de um determinado objecto.

 

Veja também: «As nossas casas estão cada vez mais tóxicas, tecnológicas e mecanizadas»

 

Em que aspetos pode uma casa desarrumada afetar a nossa vida?

Desde 2014 que apresento os workshops Destralhar, e com a minha experiência nas consultas de Feng Shui fui visitando muitas casas e conhecendo muitos casos em que as pessoas têm muita tralha em casa. Por vezes, as pessoas estão à ‘beira de um ataque de nervos’, deixaram de ter vida social porque têm vergonha das casas e têm pavor das visitas inesperadas. Há também um grande sentimento de tristeza e de depressão. A nível profissional sentem muita desorganização, pouco foco, andam muito dispersas e stressadas.

 

É apologista da decoração minimalista?

Não, não sou. Apesar de os arquitetos adorarem a decoração minimalista eu sou apologista de casas com alma, com cor, com alegria, com equilíbrio e com conforto. Nos meus projetos de arquitetura de interiores aplico sempre os ensinamentos do Feng Shui e o resultado faz a diferença. E as pessoas sentem!

Artigo anterior

Falta de amigos pode provocar infertilidade

Próximo artigo

Emma Watson cria conta de Instagram de moda sustentável