Home»GLAMOUR»BELEZA»Passos para uma rotina de beleza mais sustentável

Passos para uma rotina de beleza mais sustentável

Tornar a rotina de beleza mais sustentável é possível com pequenas alterações, desde o reaproveitamento de embalagens à utilização de produtos mais amigos do ambiente.

Pinterest Google+
PUB

A rotina de beleza faz parte do dia-a-dia de muitas mulheres e, por este motivo, é cada vez mais importante analisar o impacto que a mesma tem no ambiente.

 

«Adotar uma rotina de beleza sustentável é uma pequena mudança em cada um de nós, mas que impacta a preservação e equilíbrio do planeta. Estas alterações não têm de ser repentinas, mas sim graduais, contribuindo para a sustentabilidade a longo prazo.  Ao longo dos últimos anos, temos vindo a selecionar marcas que, de alguma forma, apostem em ingredientes e cartonagens com origem em cadeias de valor éticas e elaborados com as melhores práticas sustentáveis para minimizar o impacto sobre o meio ambiente, ou em produtos que possam ser reutilizados, evitando as soluções descartáveis», afirma Daniela Marques, Beauty Expert da SKIN.

 

VEJA TAMBÉM: VIVA SEM PLÁSTICO NA CASA DE BANHO

 

Para que a alteração de hábitos possa ser realizada de forma gradual, veja de seguida cinco passos simples que podem fazer a diferença:

 

Reaproveitar as embalagens

Quando um produto chega ao fim é hora de pensar de forma criativa e encontrar uma solução para reaproveitar as embalagens, ao invés de as descartar. Os produtos em boião, por exemplo, depois de lavados, podem servir para levar os novos favoritos (e que vêm em embalagens maiores) nas viagens e fins-de-semana.

 

Utilizar protetores solares sustentáveis

Durante o verão, os protetores solares são dos produtos mais utilizados. E esta escolha também pode ser mais consciente e ecológica, uma vez que ao longo dos anos tem sido estudado o impacto destes produtos no meio marinho, nomeadamente nos corais. Pode optar por uma solução com filtros solares não ecotóxicos que não têm impacto no coral, fitoplâncton e zooplâncton, respeitando a biodiversidade marinha.

 

Usar cotonetes e discos desmaquilhantes reutilizáveis

O momento de maquilhar pode exigir alguns pequenos retoques, conseguidos através de cotonetes. E porque não utilizar cotonetes reutilizáveis? São uma opção sustentável e de longa duração e que substitui até 1000 cotonetes de uso diário.

 

Depois, ao final do dia, quando a pele é desmaquilhada, os discos desmaquilhantes reutilizáveis podem entrar em ação, em alternativa aos discos de algodão de utilização única (reduzindo estas até 1750 unidades).

 

Aproveitar os produtos (mesmo) até ao fim

Por vezes achamos que os produtos favoritos chegaram ao fim, mas um pequeno truque mostra como isso nem sempre é verdade. Por exemplo, em embalagens em tubo, podemos cortar uma parte da embalagem e verificar se ainda existe uma quantidade de produto que pode ser utilizado.

 

Além disso, devemos usar a parte cortada de cima para cobrir e encaixar na parte de baixo de forma a manter os restos de produtos conservados enquanto não gastamos tudo. Assim, é até à última gota!

 

Trocar as embalagens na hora de lavar o cabelo

Champô e amaciador fazem parte da rotina de beleza e também na hora de lavar o cabelo uma pequena alteração pode fazer toda a diferença. É o caso da introdução dos champôs e amaciadores sólidos, disponíveis para diversos tipos de cabelo e necessidades, que são ecológicos e têm 0% de plástico.

 

 

 

Artigo anterior

Cientistas estudam picadas de mosquito para desenvolverem injeções sem dor

Próximo artigo

Como evitar infeções urinárias e ginecológicas na gravidez