Parque Natural da Serra de São Mamede é a primeira área protegida do país a ter uma comissão de cogestão
Localizada no Alto Alentejo, com 1025 metros de altitude, esta é a cadeia montanhosa mais alta a sul do rio Tejo. Casa de abutres e águias, o parque é ainda o habitat de muitos veados e javalis que vivem por entre castanheiros e sobreiros. A reserva abriga também uma das maiores colónias de morcegos da Europa.

O Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) tornou-se na primeira área protegida do País a ter uma comissão de cogestão, através da publicação de um despacho publicado em Diário da República, em alinhamento com a Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030.
O objetivo é «criar uma dinâmica partilhada de valorização da área protegida, tendo por base a sua sustentabilidade, estabelecer procedimentos concertados, que visem um melhor desempenho na salvaguarda dos valores naturais e na resposta às solicitações da sociedade, e gerar uma relação de maior proximidade aos cidadãos e às entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável de cada área protegida», refere o dito despacho.
VEJA TAMBÉM: CONHEÇA OS 13 PARQUES NATURAIS PORTUGUESES
O modelo de cogestão estabelecido envolve assim, a par do conselho estratégico, esta comissão de cogestão agora criada, destinada a promover a participação na gestão da área protegida de diversas entidades com atribuições relevantes para o efeito, nos domínios da promoção, da sensibilização e da comunicação.
No caso concreto do PNSSM, esta comissão integra o município de Castelo de Vide (que preside), o ICNF, o Instituto Politécnico de Portalegre, a Associação de Lugares da Serra Alentejana, a Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, o Turismo do Alentejo, E.R.T. e a Quercus-ANCN.