Pare de se comparar…
Estar em permanente estado de comparação com o outro é um comportamento extremamente tóxico que leva a crenças limitantes e à criação de padrões muitas vezes inatingíveis.
“Nunca se compare com ninguém neste mundo. Caso o faça, entenda que se insultará a si mesmo.”
Bill Gates
A comparação é inata ao ser humano. Estamos condicionados a fazer comparações o tempo todo e nem percebemos. Na família, no trabalho, na profissão, na sociedade. Ao observar os outros, aprendemos (ou não) com diferentes modelos de comportamento.
O sinal vermelho, no entanto, acende quando alguém faz disso o seu modo de vida. Estar em permanente estado de comparação com o outro é um comportamento extremamente tóxico que leva a crenças limitantes e à criação de padrões muitas vezes inatingíveis.
VEJA TAMBÉM: DICAS PARA GERIR A ANSIEDADE FINANCEIRA
Comparar-se pode até ser uma coisa positiva, quando alguém admira o outro e deseja melhorar as suas atitudes para se parecer com ele. Mas, no geral, é uma prática arriscada, porque pode resultar em deceção, tristeza ou até mesmo arrogância, nos casos em que a pessoa se compara com o intuito de menosprezar a outra.
A comparação ignora a sua individualidade: somos seres únicos, com experiências e contextos totalmente diferentes. Traduz-se em desvantagem de maneira injusta/ exagerada, estimula o ignorar o valor das suas conquistas ou no acentuar das virtudes da sua personalidade de modo desproporcional.
A reter, deve evitar as comparações e aplicar a máxima de tentar valorizar mais o que é, o que tem e com quem se relaciona.
Mas como fazê-lo?
1-Concentre-se na sua felicidade
Em vez de mostrar aos outros o quanto está feliz, tente concentrar-se em, de facto, encontrar a felicidade. Valorize um momento, um objeto ou uma conquista pelo significado em si, sem precisar “medir”, comparar com outros.
O foco excessivo em terceiros impede de reconhecer o que está próximo e acaba provocando inveja e frustração, porque procura uma felicidade inatingível. Olhe mais para dentro de si e ao seu redor; admire e tente aprender com as conquistas do outro, mas não as copie. Comparar significa tirar conclusões sobre a vida do outro com base numa representação idealizada, que não necessariamente condiz com a realidade. Logo, para fugir da mania de comparação, é imprescindível olhar mais para si e valorizar cada pequena conquista.
2-Valorize mais as suas qualidades
É muito mais fácil falar sobre seus defeitos do que sobre suas qualidades. No entanto, esse é um costume muito prejudicial, então dê mais atenção às suas virtudes. Lembre-se que não é o outro. Comparar-se aos outros significa comparar o que vê nos outros com o que sabe sobre si mesmo.
Tenha em mente que as coisas parecem sempre melhores por fora do que por dentro. As pessoas costumam colocar uma imagem parecendo melhor para o mundo do que se sentem por dentro. Além disso, essas versões nunca são a versão completa. Perceba que os outros também são seres humanos e que eles, também têm pontos fortes e fracos.
3-Não perca tempo
Não perca tempo a olhar para os outros. Para que se preocupar com o que os outros fizeram quando pode tomar medidas para se melhorar a si mesmo? O seu objetivo não é estar entre os melhores de algumas habilidades, mas simplesmente ser o melhor que pode ser. Por isso, antes de poder fazer qualquer alteração real, avalie onde está e o seu ritmo. Não tente viver um ideal de onde “deveria estar”. Recorde que a aceitação é a chave para o crescimento.
4-Encare o sucesso alheio como forma de inspiração, e não de comparação
Faça uma análise e descubra como as pessoas que se encontram no topo chegaram até lá. Pense no que pode aprender com o sucesso delas e trabalhe para se tornar a melhor versão de si mesmo. Lembre-se de que até mesmo esses indivíduos lutaram e em algum momento podem ter fracassado.
5- A comparação coloca o foco na pessoa errada
Quando se compara aos outros, concentra-se na outra pessoa – o que fez, o que alcançou e o que faz, mas não tem controle sobre essa outra pessoa. Tudo que pode controlar é a si, e às vezes nem a si, por isso a única pessoa com quem deve se comparar é quem era anteriormente. Pense nisso e foque-se na pessoa certa em si.
Por fim, descomplique e foque-se em si e no seu processo!