Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Para onde vou hoje? E amanhã? Parte 2

Para onde vou hoje? E amanhã? Parte 2

Pinterest Google+

Agora que já sabe como definir objetivos utilizando uma linguagem que o cérebro reconhece e talvez até já tenha começado a elaborar os seus objetivos, gostaria de partilhar mais algumas dicas que poderão aumentar a eficácia de todo o processo.
No artigo anterior, falei de como é importante que os objetivos sigam alguns critérios como por exemplo:

– Simples e Específico
– Mensurável e Cheio de Significado
– Atingível e Como se estivesse a acontecer
– Responsável e Realista
– Temporizado e Pela Positiva

 

O que podemos acrescentar a tudo isto? O seu objetivo está dependente apenas de si, ou depende de mais pessoas? Tenha em conta que, quanto mais pessoas estiverem envolvidas nele, maiores serão os imprevistos e consequentemente, as probabilidades de não o atingir. Este aspeto não se refere apenas ao decorrer do objetivo, mas também ao início.

 

Pode ser iniciado apenas por si? O ideal é que assim seja. Está bem identificado? Ou seja, está totalmente claro para si o que pretende? Ser catavento nestas coisas costuma dar resultados diferentes dos esperados…

 

Está informado sobre tudo o que envolve o objetivo? Costumo dar este exemplo: imagine que pretende abrir uma empresa em Moçambique e está tão focado no objetivo que nem tem tempo para ler jornais e desconhece que saiu uma notícia que diz que o governo moçambicano suspendeu a abertura de empresas estrangeiras nos próximos 5 anos!

 

E isto leva-me ao próximo fator a ter em conta: Tem flexibilidade? Ou seja, tem mesmo que ser em Moçambique, ou poderia ser em Angola, ou Cabo Verde, por exemplo? É útil assumir que não há apenas uma maneira de chegar ao objetivo. Seja flexível sem comprometer o resultado final.

 

Então agora que já analisou todos estes fatores, está na altura de passar à fase seguinte e que consiste em dar forma ao objetivo. É importante visualizar o seu objetivo mas como, em que fase?

Artigo anterior

Mickael Jackson continua no top das celebridades mortas mais valiosas

Próximo artigo

Robalo com carolino de romãs e abóbora