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Para dormir bem é preciso desligar o smartphone 30 minutos antes

Dormimos cada vez menos e estamos conectados cada vez mais, o que está a agravar situações de distúrbios de sono já comuns numa sociedade onde reina o stress, revela uma especialista em sono. E afastar o smartphone antes de dormir é uma urgência social, alerta.

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Para ter uma boa e revigorante noite de sono, é necessário afastar-se do seu smartphone pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama, diz Sunita Kumar, especialista em problemas de sono da Universidade Loyola Medicine, EUA.

 

Assim, a especialista recomenda desligar smartphones, tablets e outros dispositivos eletrónicos pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama. A luz azul, explica, interfere com os ritmos circadianos que controlam o sono e alguns estudos mostraram que afeta a secreção de melatonina, uma hormona necessária para o início do sono. Além disso, quando não se consegue adormecer, deve-se evitar usar quaisquer dispositivos eletrónicos. «Muitos dos meus pacientes pensam em ver TV a pensar que os irá ajudar a adormecer quando pode ter o efeito oposto», comenta Kumar.

 

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É sabido que a falta de sono aumenta o risco de pressão arterial alta, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, aumento de peso, mudanças de humor e acidentes. Porém, «seja por obrigações sociais, de trabalho ou devido ao nosso estilo de vida, o certo é que estamos a ficar acordados por mais tempo agora. Ainda precisamos de sete a oito horas de sono por noite em média. Mas muitas pessoas estão a dormir seis horas ou menos por noite».

 

Quando se está privado de sono, o rendimento cognitivo – a rapidez com que se responde a tarefas cognitivas – reduz-se significativamente. Consequentemente, pequenas tarefas acabam por demorar mais. Estudos também comprovam que dormir pouco durante longos períodos de tempo pode dificultar a forma como o corpo regula os sentimentos, o que pode causar mudanças de humor que podem tornar a pessoa ansiosa, confusa ou irritável ou a concentrar-se nos eventos negativos.

 

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O sono inadequado também pode causar aumento de peso. «A privação do sono afeta as escolhas alimentares que fazemos. Nós tendemos a ir para o açucarado depois de uma má noite de sono pobre», diz a médica. «Muitas vezes, um padrão de sono pobre pode ser um indicador para um transtorno do sono subjacente». Por isso, o melhor será sempre procura um médico, aconselha a médica.

 

Porém, sabemos que os alertas constantes de emails, sms e mensagens de redes sociais são difíceis de resistir. E, quando dá por isso, lá está novamente a navegar no seu smartphone. Quer acabar com este ciclo? Veja na galeria acima dicas para conseguir afastar-se do seu smartphone.

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