Home»GLAMOUR»BELEZA»Para além das bochechas, as bolas de Bichat

Para além das bochechas, as bolas de Bichat

Todos nós conhecemos alguém que, apesar de não ter peso a mais, acaba por acumular algum volume nas bochechas dotando-as de um aspeto mais pesado. A essa característica chamamos de bola de Bichat, ou seja, trata-se de uma bola de gordura que se localiza na parte inferior das bochechas.

Pinterest Google+
PUB

O nome advém do anatomista e fisiologista francês Marie François Xavier Bichat que descobriu este tecido adiposo. Estas saliências são mais notórias nas crianças e tendem a diminuir a uniformizar com o crescimento.

 

Contudo, e por questões genéticas e fisiológicas, há pessoas que mantêm esta aglomeração de gordura na parte inferior da bochecha não estando sempre associado a um excesso de peso. Quer isto dizer que um indivíduo que tenha um peso equilibrado pode igualmente ter a presença de bolas de Bichat e, inclusivamente também em pessoas de estrutura magra se verifica a sua existência.

 

As pessoas que têm uma maior quantidade de gordura acumulada nesta região acabam por ter um aspeto mais infantil com um rosto mais arredondado na sua forma o que as deixa bastante desconfortáveis com o aspeto geral da sua face.

 

Para remover as bolas de Bichat, procedemos a uma bichectomia, a cirurgia que permite a redução do volume das bochechas através da remoção das bolas de Bichat, com o objetivo de obter um rosto mais fino e com as maçãs do rosto bastante delineadas.

 

É uma cirurgia minuciosa e delicada visto que estes depósitos de gordura estão próximos de nervos importantes da nossa face assim como de vasos sanguíneos bastante finos. Para realização da bichectomia, aos pacientes que sejam fumadores é aconselhado que não tenham hábitos tabágicos nas 3 a 4 semanas que antecedem a operação.

 

A bichectomia tem uma duração entre 40 e 50 minutos e é realizada sob anestesia local com sedação. As incisões são intraorais, ou seja, no lado interno da boca, pelo que não ficará com cicatrizes visíveis. A cirurgia não implica internamento e o paciente pode regressar a casa mo próprio dia do procedimento. Dado que não necessita de cuidados específicos no pós-operatório, dentro de 3 a 4 dias os pacientes podem regressar ao trabalho e retomar a atividade física moderada ao fim de 3 semanas.

 

Ao diminuir a projeção das bochechas reduzimos e afinamos a parte de baixo do rosto e o resultado é uma melhoria no formato geral da face, alcançando um rosto mais harmonioso e definido, com a mandíbula bem delineada.

 

Artigo anterior

Disfarces infantis para o Halloween

Próximo artigo

Desenhar e colorir mandalas: uma das fórmulas para ser feliz