Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»PANTONE 19-4052 Classic Blue, a cor que ficará na história

PANTONE 19-4052 Classic Blue, a cor que ficará na história

Pela sétima vez a cor do ano é azul, mas é a primeira experiência multisensonsorial e só por isso já fez história! Pela sétima vez, é escolhido um tom azul, assim foi em 2000, 2003, 2005, 2008, 2010, 2016 e em 2020.

Pinterest Google+
PUB

Há 20 anos que todos os anos o Pantone Color Institute identifica a cor do ano, influenciando as tendências de múltiplas áreas, como a moda, a decoração e o design. E em 2020 tudo se processou exatamente da mesma forma. Depois de em 2019 a cor do ano ser o coral vivo, em 2020 a cor do ano é o azul clássico.  Pela sétima vez, é escolhido um tom azul, assim foi em 2000, 2003, 2005, 2008, 2010, 2016. Confesso que fiquei ligeiramente desiludida, esperava algo mais inovador, mais arrojado que remetesse para o otimismo, para a alegria. Mas percebo a escolha.

 

O azul clássico é uma cor repousante, que transmite uma sensação de paz e tranquilidade ao espírito humano. Evoca a calma, a confiança, remetendo para alicerces estáveis, confiáveis. Transmite sofisticação e elegância. Está também associado com a realeza ou a riqueza. Quem nunca ouviu a expressão “sangue azul” para falar da aristocracia?

 

Segundo o Pantone Color Institute, a cor transmite calma, confiança e afinidade. Leatrice Eiseman, diretora executiva refere que “vivemos num tempo que requer confiança e fé. É esse tipo de perseverança e confiança que está expresso na Pantone 19-4052 Azul clássico, um azul sólido e fidedigno no qual podemos sempre depender”.  Um aliado à concentração, o azul clássico promete recentrar os pensamentos e promover a resiliência. Com o avançar da tecnologia, a mente humana tende a gravitar para cores “honestas”, com uma promessa de proteção.

 

VEJA TAMBÉM: COR DO ANO: COMO A PANTONE REFLETE O PULSAR DO MUNDO DESDE O ANO 2000

 

A cor que simboliza a nova era, PANTONE 19-4052 Classic Blue, é empática e instigante, contemplativa e interativa. Tratou-se de uma escolha segura, sem arriscar demasiado.  Vejamos, o azul é uma cor pouco invasiva para os humanos, e bem aceite pelas pessoas, diversas pesquisas demonstram mesmo, que aparece como cor favorita de homens e de mulheres. É uma cor que transmite versatilidade e individualidade pois permite ser retrabalhada através de texturas, acabamentos diversos e revestimento brilhante, além de ser uma cor muito fácil de combinar.

 

No entanto, não foi só por isso esta escolha. Há uma mensagem subliminar. Esta escolha tem como objetivo obrigar-nos a refletir sobre o que é realmente importante na nossa vida.  Com o avançar da tecnologia, o nosso ritmo é muito acelerado e stressado, esta escolha convida-nos a reorientar o nosso foco e encontrar a paz e a tranquilidade que necessitamos para demonstrar o que somos e o que queremos. Esta é a razão pela qual a Pantone escolheu este ano para fazer desta Cor do Ano a primeira experiência totalmente multissensorial.

 

Expressando constância, a Cor do Ano 2020 PANTONE 19-4052 Classic Blue é um tom de azul que comunica a confiança que precisamos para definir o nosso caminho.

 

Já definiu o seu?

 

Artigo anterior

Descubra paraísos escondidos na Europa

Próximo artigo

Tem mesmo frio? Estes são os locais mais frios do mundo