Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Panela de pressão: como usar e o que cozinhar

Panela de pressão: como usar e o que cozinhar

O que acha de cozinhar os alimentos na panela de pressão? Se só utiliza este tipo de panela para cozinhar alguns tipos de carnes, saiba que também pode cozinhar legumes, leguminosas, doces e pratos pré-confeccionados de forma rápida e nutritiva, já que se cozinha muito mais rápido e com menos quantidade de líquidos e gordura.

Pinterest Google+

PARA COZINHAR…

 

Leguminosas normalmente deixa-se as leguminosas de um dia para o outro num recipiente cheio de água. Na panela de pressão colocam-se as leguminosas e depois acrescenta-se a água. Em média, demora de 30 a 40 minutos para amaciar os feijões (qualquer variedade) e o grão-de-bico. As lentilhas e o feijão branco cozinham mais rápido, em cerca de 20 minutos. Normalmente são cozidos sem sal.

 

Legumes e vegetais – além do cozimento normal, pode-se fazer preparações refogadas e salteadas, preferencialmente quando são colocados todos os ingredientes em cru e ao mesmo tempo. O tempo de confecção é extremamente rápido, que não dá nem para acreditar. Depois de começar a pressão são necessários entre 3 a 5 minutos para ficar tudo pronto. Caso deixe os alimentos cozerem tempo demais, ou seja, por um longo período de tempo, perdem-se muitos dos nutrientes.

 

Arroz já imaginou que o arroz pode ser cozido em cerca de 3 minutos na panela de pressão? E se quiser adicionar algum tipo de legume ou vegetal, também fica muito saboroso. O que muda é a quantidade de água. Normalmente, a confecção tradicional pede o dobro da quantidade de água em relação ao arroz. Na panela de pressão, utiliza-se a mesma quantidade de arroz e de água. A excepção, é em relação ao arroz integral, em que se deve utilizar o dobro de água e cozinhar por 6 minutos.

 

VEJA TAMBÉM: SENTE-SE INCHADA? ESTES ALIMENTOS FUNCIONAM COMO LAXANTES NATURAIS

 

Massa os italianos que normalmente têm por hábito cozinhar qualquer tipo de massa em bastante água (aproximadamente 1 litro para cada 100gr), deixa de ser necessário com este tipo de confecção. Até pode preparar uma refeição à base de massa com legumes num curto espaço de tempo, adicionando todos os ingredientes ao mesmo tempo. Experimente…

 

Aves, carnes vermelhas e peixes pode-se preparar refeições completas com estes alimentos, se tal como nas massas, adicionar todos os ingredientes ao mesmo tempo. O que vai variar é o tempo de confecção, que varia consoante o tipo de alimento. Peixes e ensopados demoram a cozer (sensivelmente 8 minutos), aves, por 15 minutos, e as carnes mais tenras também. As carnes duras como músculo, lombo, alcatra e outros cortes, vão demorar mais, aproximadamente 1 hora.

 

Para fazer doces de frutas é muito semelhante para cozinhar legumes e vegetais. É só colocar a fruta escolhida com açúcar ou adoçante em pó, fechar a panela e cozinhar por cerca de 3 a 5 minutos.

Artigo anterior

Mês do coração: como prevenir as doenças cardiovasculares

Próximo artigo

Famílias que brincam são mais felizes: conheça 10 princípios para incentivar a brincadeira