Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Panela de pressão: como usar e o que cozinhar

Panela de pressão: como usar e o que cozinhar

O que acha de cozinhar os alimentos na panela de pressão? Se só utiliza este tipo de panela para cozinhar alguns tipos de carnes, saiba que também pode cozinhar legumes, leguminosas, doces e pratos pré-confeccionados de forma rápida e nutritiva, já que se cozinha muito mais rápido e com menos quantidade de líquidos e gordura.

Pinterest Google+
PUB

PARA COZINHAR…

 

Leguminosas normalmente deixa-se as leguminosas de um dia para o outro num recipiente cheio de água. Na panela de pressão colocam-se as leguminosas e depois acrescenta-se a água. Em média, demora de 30 a 40 minutos para amaciar os feijões (qualquer variedade) e o grão-de-bico. As lentilhas e o feijão branco cozinham mais rápido, em cerca de 20 minutos. Normalmente são cozidos sem sal.

 

Legumes e vegetais – além do cozimento normal, pode-se fazer preparações refogadas e salteadas, preferencialmente quando são colocados todos os ingredientes em cru e ao mesmo tempo. O tempo de confecção é extremamente rápido, que não dá nem para acreditar. Depois de começar a pressão são necessários entre 3 a 5 minutos para ficar tudo pronto. Caso deixe os alimentos cozerem tempo demais, ou seja, por um longo período de tempo, perdem-se muitos dos nutrientes.

 

Arroz já imaginou que o arroz pode ser cozido em cerca de 3 minutos na panela de pressão? E se quiser adicionar algum tipo de legume ou vegetal, também fica muito saboroso. O que muda é a quantidade de água. Normalmente, a confecção tradicional pede o dobro da quantidade de água em relação ao arroz. Na panela de pressão, utiliza-se a mesma quantidade de arroz e de água. A excepção, é em relação ao arroz integral, em que se deve utilizar o dobro de água e cozinhar por 6 minutos.

 

VEJA TAMBÉM: SENTE-SE INCHADA? ESTES ALIMENTOS FUNCIONAM COMO LAXANTES NATURAIS

 

Massa os italianos que normalmente têm por hábito cozinhar qualquer tipo de massa em bastante água (aproximadamente 1 litro para cada 100gr), deixa de ser necessário com este tipo de confecção. Até pode preparar uma refeição à base de massa com legumes num curto espaço de tempo, adicionando todos os ingredientes ao mesmo tempo. Experimente…

 

Aves, carnes vermelhas e peixes pode-se preparar refeições completas com estes alimentos, se tal como nas massas, adicionar todos os ingredientes ao mesmo tempo. O que vai variar é o tempo de confecção, que varia consoante o tipo de alimento. Peixes e ensopados demoram a cozer (sensivelmente 8 minutos), aves, por 15 minutos, e as carnes mais tenras também. As carnes duras como músculo, lombo, alcatra e outros cortes, vão demorar mais, aproximadamente 1 hora.

 

Para fazer doces de frutas é muito semelhante para cozinhar legumes e vegetais. É só colocar a fruta escolhida com açúcar ou adoçante em pó, fechar a panela e cozinhar por cerca de 3 a 5 minutos.

 

AS DÚVIDAS…

 

Como usar a panela de pressão?

1º- Encha a panela com: um mínimo de 250ml (2 copos) de água, ou um máximo de 2/3 da sua altura ou um pouco menos (dependendo do tipo de alimentos).

2º- Feche a panela: todas as panelas de pressão são devidamente fabricadas para que quando não estão correctamente fechadas não formarem pressão.

3º- Quando os alimentos estiverem cozidos, faça a descompressão: quando o tempo de cozimento terminou, o fogão deve ser desligado/apagado e todo o vapor de água formado libertado.

4º- Agora a panela de pressão pode ser aberta.

Nota: Para uma descompressão mais rápida, coloque a panela de pressão sob a torneira de água fria.

 

Em que momento, depois do cozimento, posso abrir minha panela de pressão?

A panela de pressão pode ser aberta assim que estiver fria, desde que não exista mais pressão interna (assim que o pino de segurança/indicador de presença de pressão (dependendo do modelo) esteja completamente abaixado. Para acelerar o tempo de arrefecimento, coloque a panela sob a torneira de água fria.

 

VEJA TAMBÉM: DEZ ALTERNATIVAS SAUDÁVEIS E DELICIOSAS À IRRESISTÍVEL PASTA

 

Como deixar o vapor sair assim que o alimento tiver cozido?

1º- Coloque a válvula que regula o vapor na posição para deixar sair o vapor (dependendo do modelo).

2º- Ou coloque a panela de pressão sob uma corrente de água fria.

 

O que posso fazer se um dos sistemas de segurança é ativado?

1º- Desligue/apague o fogão.

2º- Deixe a panela de pressão arrefecer.

3º- Verifique e limpe os dispositivos de funcionamento e de segurança, assim como a borracha de vedação.

 

Como adaptar as receitas à utilização da panela de pressão?

O tempo de cozer a vapor é mais rápido. Por isso, comece por ler o manual de instruções ou as informações contidas nas embalagens da panela de pressão. Assim que perceber e interiorizar os princípios, aplique-os às receitas da sua preferência. Verifique é se colocou água suficiente, pelo menos 250ml (2 copos) de água.

 

Porque é que se deixarmos cozer um minuto a mais faz logo uma grande diferença?

Porque o cozimento é mais rápido do que o tradicional. Então, o ideal é a pessoa familiarizar-se com este tipo de “confecção expressa”, que é igualmente ideal para preparar refeições saudáveis.

Em que momento começo a calcular o tempo de cozimento das minhas receitas?

O cozimento começa assim que a válvula reguladora de pressão deixa escapar vapor regularmente, produzindo um “sopro” regular. Neste momento, reduza a intensidade da chama do fogão (ou a intensidade do fogão eléctrico), e comece a calcular o tempo de cozimento indicado para a receita.

 

Como guardar minha panela de pressão?

Coloque a tampa virada para o interior da panela.

 

Posso conservar os alimentos na panela de pressão?

Não é aconselhado o armazenamento/acondicionamento de alimentos nas panelas. Ponha a preparação num outro recipiente (preferencialmente de um material inerte), e de seguida coloque no frigorífico.

 

Que posso fazer se o vapor sai pela tampa?

Verifique se:

. A tampa está corretamente fechada.

. A borracha de vedação está colocada corretamente.

. A borracha de vedação não está suja. Se for preciso, limpe-a.

. A borracha de vedação está em boas condições. Troque-a ao fim de um ano de uso.

. A tampa está deformada. Se for preciso, troque-a.

. A tampa, a válvula de segurança e a válvula de regular a pressão estão bem limpas.

. A borda da panela de pressão está em boas condições.

 

Quando substituir a borracha de vedação?

A borracha de vedação deve ser trocada uma vez por ano. Se a panela de pressão não forma nenhuma pressão e o vapor escapa pela tampa, verifique se a borracha de vedação está colocada corretamente. Isto também pode indicar que já é tempo de comprar uma nova.

 

Artigo anterior

Qual o melhor exercício para mim? Conheça um caso real

Próximo artigo

Como cuidar de um escaldão