Home»FOTOS»Palácio de Monserrate vai abrir portas à noite

Palácio de Monserrate vai abrir portas à noite

Pela primeira vez, aquela que é uma das mais belas criações arquitetónicas e paisagísticas do Romantismo em Portugal pode ser parcialmente visitável à noite.

Pinterest Google+

O Palácio de Monserrate vai estar aberto hoje à noite, 28 de setembro, para celebrar as Jornadas Europeias do Património. As visitas, que incluem também a visita parcial ao parque, são gratuitas e decorrem entre as 20h00 e as 00h00, sendo a última entrada às 23h30. O evento tem uma capacidade limitada a 1.500 pessoas e exige inscrição prévia. Veja algumas imagens na galeria acima.

 

Esta edição das Jornadas Europeias do Património é dedicada ao tema “Artes Património Lazer” e pretende realçar a dinâmica entre estes três elementos como fonte de entretenimento, jogo no qual os valores patrimoniais naturais desempenham um papel relevante. Por isso, para além do Palácio, também o Parque de Monserrate será parcialmente visitável nesta noite.

 

VEJA TAMBÉM: UM PASSEIO POR SINTRA: O QUE NÃO PODE PERDER

 

Esta é uma iniciativa inédita que visa, igualmente, assinalar a reabertura à fruição pública da Escada do Caminho Perfumado, que dá acesso ao jardim a partir do caminho que conduz ao Palácio. A estrutura foi alvo de uma reabilitação global que lhe devolveu a estabilidade física, através da correção de problemas decorrentes do deslizamento do muro de suporte do caminho superior. Paralelamente, efetuaram-se trabalhos de conservação e restauro que permitiram recuperar o equilíbrio estético desta estrutura e devolver ao jardim um importante eixo de circulação para a sua leitura global.

 

Assim, dado que a inscrição prévia online é obrigatória. No dia do evento, a entrada será efetuada por ordem de chegada, dependendo o tempo de espera do número de participantes. No entanto, todos os inscritos que estejam no local até à hora da última entrada terão acesso garantido.

 

O Palácio é uma das mais belas criações arquitetónicas e paisagísticas do Romantismo em Portugal. Combina influências góticas, indianas e sugestões mouriscas, bem como motivos exóticos e vegetalistas que se prolongam harmoniosamente no exterior. Os jardins receberam espécies vindas de todo o mundo e foram organizados por áreas geográficas.

 

VEJA TAMBÉM: RESTAURANTE GEOGRAPHIA: VISITAS GUIADAS AO MNAA E ALMOÇO DOS 4 CONTINENTES

 

No dia da visita, vai haver transporte da estação ferroviária de Sintra (autocarro 435 da Scotturb) gratuito para todos os inscritos: primeira saída da estação de Sintra às 19h30; última partida da entrada do Parque de Monserrate às 00h40. As entradas serão feitas por ordem de chegada, pelo que o tempo de espera dependerá do número de visitantes que se encontrarem nesse momento no interior do Palácio (número condicionado pela capacidade do espaço).

 

O Parque estará parcialmente aberto, sendo possível visitar as seguintes áreas: caminho do relvado até à zona superior do Roseiral, parte do Jardim do México, a Ruína e o percurso até à Escada do Caminho Perfumado. Em caso de condições meteorológicas adversas, a visita ficará limitada ao Palácio e ao percurso até ao mesmo. A loja e a Casa de Chá de Monserrate estarão em funcionamento.

Artigo anterior

Como gerir os ciúmes? Uma psicóloga explica

Próximo artigo

Cinco spots incríveis para surfar no outono em Portugal