Home»BEM-ESTAR»RECEITAS»Paelha de vegetais: apetece-lhe algo com cheiro a Espanha?

Paelha de vegetais: apetece-lhe algo com cheiro a Espanha?

Quer experimentar algo diferente mas está sem ideias? Nós damos-lhe uma sugestão de uma receita barata, fácil e saudável.

Pinterest Google+

 Ingredientes

– 100 gr de espargos (pequenos)

– 200 gr de bróculos

– 50 gr de pimento vermelho

– 50 gr de pimento amarelo

– 100 gr de alho francês

– 200 gr de tomate

– 50 gr de ervilhas

– 50 gr de cogumelos laminados

– 3 Colheres de sopa de grão-de-bico cozido

– 4 Dentes de alho

– 400 gr de arroz

– Caldo de legumes (dobro da quantidade do arroz)

– Flor de sal e pimenta q.b.

– 1,5 dl de azeite

– Pimentão (sensivelmente 5gr)

– Açafrão q.b.

 

Preparação

Em primeiro lugar, vamos preparar os vegetais. Corte os pimentos em tiras, o alho francês às rodelas, separe os bróculos pelos ramos e corte os espargos ao meio. Depois, deve retirar a pele ao tomate e, de seguida, corte-o aos quadradinhos pequenos.

 

De seguida, coloque a frigideira no fogão e deite 1.5 dl de azeite. Quando o azeite estiver bem quente, frite os pimentos. Quando os pimentos já estiverem fritos (ligeiramente mais escuros e com ar estaladiço), coloque numa panela os bróculos com água. Deixe cozinhar durante cerca de dois minutos. Escoe os bróculos e coloque-os de lado .

 

Volte para a frigideira, desta vez para fritar as ervilhas, o alho francês e os espargos. Quando já estiver quase tudo pronto, coloque também o tomate e o alho picado. De seguida, vamos condimentar. Acrescente o pimentão, 2.5 dl de caldo de legumes, o açafrão e a flor de sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume médio 15 minutos.

 

Adicione arroz e mais um pouco do caldo, tendo o cuidado de ir mexendo. Deve ficar a cozinhar durante 15 minutos em lume forte. À medida que o líquido se vai evaporando, vá colocando mais caldo de legumes e junte o grão-de-bico. Não se esqueça de mexer. Esse é truque para um arroz bem solto.

 

Agora em lume brando, coloque as tirar de pimento vermelho e amarelo  e uma parte dos bróculos. Dez minutos em lume brando e está pronto. Sirva a sua deliciosa paella de vegetais com os restantes bróculos que sobraram regados por um fino fio de azeite.

 

E está pronto! Delicie-se com esta saborosa paella.

Artigo anterior

Investigação portuguesa descobre bactérias que ajudam a uma agricultura sustentável

Próximo artigo

Sabe o que o seu nome lhe revela? E que influência exerce sobre si?