Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Os sorrisos não são todos iguais e têm diferentes impactos físicos

Os sorrisos não são todos iguais e têm diferentes impactos físicos

Nem todos os sorrisos são expressões de alegria. Às vezes, eles podem ser francamente maus. E os nossos corpos reagem de forma diferente, dependendo da mensagem que um sorriso está a enviar, revela um estudo realizado nos EUA.

Pinterest Google+

Tudo se passa ao nível do inconsciente, mas os nossos corpos conseguem ler o tipo de sorriso que a outra pessoa está a fazer, se é de recompensa, de afiliação ou de domínio, revela um  estudo levado a cabo pela Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. (Veja imagem no final do artigo).

 

Assim, os sorrisos destinados a transmitir domínio estão associados a uma reação física nos outros em que se verifica um pico nas hormonas de stress. Por outro lado, os sorrisos que se revelam como uma recompensa, para reforçar o comportamento, parecem afetar fisicamente os destinatários precisamente de forma contrária, aliviando o stress.

 

VEJA TAMBÉM: SER FELIZ: REFORCE ESTES PEQUENOS HÁBITOS

 

«As expressões faciais realmente regulam o mundo. Nós temos essa intuição, mas não tem havido muita ciência por trás disso. Os nossos resultados mostram que há diferenças subtis na forma como fazemos expressões faciais quando alguém está a falar connosco e que podem mudar a nossa experiência, nosso corpo e a forma como nos sentimos», explica o autor do estudo, Jared Martin.

 

Martin trabalha no laboratório da professora de psicologia desta universidade e coautora do estudo, Paula Niedenthal, cuja pesquisa sobre emoções estabeleceu três grandes tipos de sorrisos: dominador (para transmitir status), afiliação (que comunica um vínculo e mostra que outro não é uma ameaça), e recompensa (o tipo de sorriso radiante e doloroso que se dá a alguém para que saiba que o está a fazer feliz).

 

VEJA TAMBÉM: SEMPRE EM STRESS? DESCUBRA SE ESTÁ EM CONTACTO COM AS SUAS EMOÇÕES

 

Os pesquisadores analisaram 90 estudantes universitários do sexo masculino, expondo-os aos vários tipos de sorriso, monitorizando as frequências cardíacas e retirando periodicamente amostras de saliva para medir o cortisol, a hormona associada ao stress.

 

Uma boa gargalhada é mais contagiante do que qualquer vírus. Tem benefícios a nível físico, mental e social. É algo tão simples e tão benéfico para o ser humano que não há desculpas para não o fazer mais vezes. Confira os benefícios de rir na galeria acima.

 

Tipos de sorriso:
Os sorrisos não são todos iguais e têm diferentes impactos físicos

Artigo anterior

Festivais mais saudáveis e com mais opções alimentares

Próximo artigo

Bexiga hiperativa: conselhos médicos para se libertar do problema