Os produtos essenciais para uma rotina facial
É comum pensar-se que o cuidado da pele do rosto tem apenas benefícios estéticos, mas a verdade é que também se trata de uma questão de saúde.

Uma rotina ideal de cuidados faciais – também conhecida como rotina de skincare – não é igual para todas as pessoas, pois depende de variáveis como tipo de pele, necessidades dermatológicas específicas e preferências individuais. Ainda assim, existem alguns passos que frequentemente estão presentes nesse processo: a limpeza, a esfoliação, a hidratação e a aplicação de tônico, sérum e protetor solar. Para aproveitar ao máximo os descontos black friday, preparamos um levantamento dos produtos essenciais para uma rotina facial eficaz.
Em primeiro lugar, por que devemos cuidar da pele do rosto?
É comum pensar-se que o cuidado da pele do rosto tem apenas benefícios estéticos, mas a verdade é que também se trata de uma questão de saúde, dado que a pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por uma série de funções vitais. Por exemplo, ela atua como barreira física defendendo o corpo de diversos patógenos, deixando-o a salvo de infeções e doenças.
Uma boa hidratação da pele previne a secura e a descamação, o que ajuda a manter a integridade dessa barreira protetora. A rotina facial também pode ser uma grande aliada contra cravos e espinhas, prevenindo o aparecimento de novas. Por fim, cuidar da pele é um hábito que costuma estar associado ao autocuidado e ao bem-estar emocional, já que uma aparência mais saudável e radiante pode ter efeitos bastante positivos na autoestima e confiança das pessoas.
Etapas da rotina de cuidados faciais e seus produtos essenciais
[1] Limpeza e higienização: existem dois momentos do dia em que é absolutamente imprescindível lavar bem o rosto: pela manhã, para limpar a sujeira da noite anterior, e de noite, para remover os resíduos acumulados durante o dia, como maquiagem, por exemplo. Para potencializar a limpeza, existem limpadores faciais – como sabonetes, desmaquilhantes, géis e água micelar – indicados para cada tipo de pele, seja seca ou oleosa, e que preparam a pele para as etapas seguintes. É importante evitar o exagero: uma limpeza excessiva tem como consequência o aumento da oleosidade da pele como forma de proteção.
[2] Esfoliação: o papel da esfoliação é remover as células mortas da pele e estimular a renovação celular. O resultado? Uma pele mais viva e brilhante. Em geral, recomenda-se usar esfoliante facial de uma a duas vezes por semana, mas é bom investigador o que é mais indicado para seu tipo e estado da pele.
[3] Tonificação: o papel da tonificação é equilibrar o pH da pele para que ela consiga absorver os produtos da rotina facial. Os tónicos são responsáveis também por remover resíduos que a somente a água e o sabonete não conseguem limpar. Esses produtos podem conter propriedades hidratantes e/ou calmantes, e ajudam a iluminar e revitalizar a pele, além de estimular o colágeno e prevenir a flacidez.
[4] Sérum: trata-se de um cosmético formulado com uma elevada concentração de ingredientes ativos, cujos objetivos podem ser tratamento de acne, clareamento de manchas, antienvelhecimento, diminuição de rugas e/ou hidratação intensiva. Para uma rotina facial eficaz, o sérum facial é aplicado antes da etapa de hidratação.
[5] Hidratação: indispensável para manter a pele saudável e prevenir a perda de água, o creme hidratante deve atender às necessidades específicas de cada pele. Lembre-se de que uma pele desidratada se torna mais suscetível às agressões externas e, consequentemente, aos problemas dermatológicos que podem chegar a ser graves.
[6] Fotoproteção: o papel do protetor solar é proteger a pele dos danos provocados pela exposição aos raios UVA e UVB, prevenir o envelhecimento precoce, queimaduras, manchas e reduzir o risco de câncer de pele. Deve ser usado diariamente e reaplicado ao longo do dia, principalmente se você estiver ao ar livre ou entrar em contato com água, retirando o produto da pele. Por isso, não se engane pensando que deve usá-lo apenas no verão: os raios solares UV são prejudiciais para a saúde no frio e no calor, em dias ensolarados ou nublados.
Cuidados faciais adicionais
- Tratamentos noturnos: existem cremes ou máscaras formuladas especificamente para serem aplicados durante a noite, com uma potência intensiva.
- Óleos faciais: assim como o creme hidratante, ajuda a hidratar a pele.
- Máscaras faciais: seus benefícios, dependendo do produto, podem passar por controle da oleosidade, desintoxicação ou hidratação intensiva.
- Cremes faciais anti-manchas: sua ação antioxidante e despigmentante ajuda a reduzir as rugas e uniformizar o tom da pele, além de corrigir manchas escuras.
Corpo e autoconhecimento
Cada pessoa é única – e o mesmo vale para a pele.
É importante desenvolver o autoconhecimento em relação ao próprio corpo e observar o efeito dos produtos na sua pele para ver se ela os aceitou bem.
Antes de escolher os cosméticos para uma rotina facial, observe seu tipo de pele (nível de oleosidade: normal, seca, oleosa ou mista), o estado da sua pele (se tem acne, se está sensível, irritada, desidratada e/ou envelhecida), a textura dos produtos, sua ação e formulação.
Caso perceba a presença de irritações ou reações adversas, consulte imediatamente um profissional dermatologista.
– Conteúdo patrocinado –