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Os nutrientes essenciais para a beleza e a saúde da pele

A aparência e a saúde geral da pele não se conseguem apenas com produtos de limpeza e cremes faciais. Ela começa por dentro, pela alimentação. Por isso, a inclusão de determinados nutrientes na dieta pode ajudar a manter a pele saudável.

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Descubra os cinco nutrientes mais importantes para conseguir manter a saúde e a beleza da pele, juntamente com algumas das melhores fontes de alimentos para os conseguir obter.

 

Ácidos gordos ómega-3

Os ómega-3 geralmente estão associados à redução da pressão arterial e à saúde do cérebro e do coração. Mas eles também «podem reduzir a inflamação e manter a pele hidratada», diz Margaret Ifarraguerri, nutricionista clínica no Hospital Sinai de Baltimore, EUA.

 

De facto, a deficiência de ómega-3 pode causar pele áspera e escamosa e dermatite. Os ómega 3 estão em peixes gordos como o salmão, cavala, atum, arenque e sardinha. Eles também se encontram em sementes de linhaça, sementes de chia e nozes.

 

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Vitamina C

Assim como a deficiência de ómega-3, a deficiência de vitamina C é rara. No entanto, uma possível complicação em pessoas que recebem pouca ou nenhuma vitamina C (menos de cerca de 10 mg por dia) é uma condição conhecida como escorbuto, que, entre outras coisas, pode causar pequenas manchas vermelhas ou roxas na pele e má cicatrização de feridas.

 

Como o corpo precisa de vitamina C para produzir colagénio, uma proteína que auxilia na cicatrização de feridas, uma deficiência desta vitamina pode resultar em lesões cutâneas, pele que facilmente é machucada ou numa pele de cicatrização lenta.

 

«A vitamina C é essencial para a produção de células da pele», diz Ifarraguerri. Algumas das melhores fontes alimentares de vitamina C são as frutas cítricas, como laranjas e toranjas, bem como tomates, frutas vermelhas, pimentos e kiwis.

 

Vitamina A

Além de apoiar a visão normal, o sistema imunitário e a reprodução, Ifarraguerri afirma que a vitamina A, que atua como antioxidante, «é essencial para promover o crescimento das células da pele» e pode ajudar a proteger a pele dos raios ultravioleta (UV). A luz ultravioleta do sol é mais forte durante a primavera e o verão.

 

Em termos de fontes, é possível obter boas quantidades de vitamina A nos vegetais de folhas verdes, incluindo brócolos, cenouras, batata-doce e abóbora.

 

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Vitamina E

«A vitamina E também atua como um antioxidante e pode ajudar a proteger contra os raios UV», diz Ifarraguerri. A pele seca também tem sido associada à deficiência de vitamina E.

Os alimentos ricos em vitamina E incluem amêndoas, avelãs e manteiga de amendoim. Óleos vegetais, incluindo óleos de cártamo, girassol e gérmen de trigo também estão entre as melhores fontes de vitamina E.

 

Zinco

O zinco, diz Ifarraguerri, «é um nutriente essencial para a cicatrização de feridas e para manter a pele saudável». Algumas pessoas que têm úlceras na pele (feridas abertas ou saliências que se desenvolvem na pele por causa do fluxo sanguíneo insuficiente) podem beneficiar de suplementos dietéticos de zinco, mas apenas se tiverem baixos níveis de zinco.

 

Feijão cozido, porco e vaca estão entre as boas fontes alimentares de zinco. As ostras têm mais zinco por porção do que qualquer outro alimento.

 

A maioria dos seus nutrientes deve vir de alimentos e bebidas. Como sempre, converse com o seu médico ou nutricionista sobre as suas necessidades nutricionais específicas e a melhor forma de as saciar.

 

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