Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Os narcisistas correm mais riscos

Os narcisistas correm mais riscos

Uma psicóloga da Universidade da Pensilvânia descobriu que as pessoas de personalidade narcisista incorrem em mais comportamentos de risco do que outras, como consumir álcool e marijuana em excesso ou conduzir de forma perigosa

Pinterest Google+
PUB

O narcisismo é uma desordem de personalidade que dá ao indivíduo a sensação de ser irresistível. Apesar da maior parte dos narcisistas serem carismáticos, extrovertidos e confiantes, o que pode ser apelativo para os outros; por outro lado também mostram traços de arrogância, insensibilidade e egoísmo. Os narcisistas são convencidos mas ao mesmo tempo procuram o constante reconhecimento e validação dos outros. Esta mistura de insegurança com a sensação de indestrutibilidade – uma vez que os narcisistas tendem a pensar que são imunes aos riscos que afetam a maior parte das pessoas – podem colocar os narcisistas em risco.

Foi esta a conclusão do estudo da psicóloga Erin Hill, da Universidade de West Chester, na Pensilvânia, que tem dedicado os últimos anos da sua carreira ao estudo das nuances desta desordem de personalidade.

Hill recrutou 365 alunos da universidade para fazerem o teste NPI (Inventário da Personalidade Narcisista), um questionário com 40 items e que é a melhor ferramenta conhecida para diagnosticar o narcisismo. A pontuação pode ir de 0 a 40, sendo que a média nos Estados Unidos é de 15.5. A média da pontuação dos alunos foi um pouco mais alta ( 18.25 nos homens e 16.04 nas mulheres), o que é normal para uma população jovem, que é mais confiante.

Na fase seguinte, a psicóloga fez uma série de perguntas aos alunos sobre o seu estilo de vida, nomeadamente sobre o tipo de alimentação que fazem, com que frequência fazem exercício físico, se fumam, se praticam sexo seguro, quanto bebem, se usam drogas e se conduzem de forma segura.

Depois da análise de dados, a investigadora concluiu que o narcisismo não está imediatamente ligado ao tabagismo ou drogas pesadas, nem à prática de sexo seguro. No entanto, há uma ligação entre o narcisismo e o consumo de álcool e marijuana e a práticas de condução perigosa.

No que diz respeito a hábitos saudáveis, os narcisistas não consomem mais legumes ou frutas do que as outras pessoas apesar de, no geral, manterem uma alimentação mais saudável e praticarem mais desportos. A motivação dos narcisistas, no entanto, não é a saúde física mas sim a vaidade.

A especialista remata dizendo que, apesar das boas práticas a que o narcisismo conduz, é preciso estar alerta para os perigos deste desvio comportamental tanto para a saúde física como para a relação interpessoal com terceiros.

Por Joana de Sousa Costa

Artigo anterior

Cientistas explicam porque o holandês é tão alto

Próximo artigo

Daniel Craig é o primeiro embaixador da ONU para a eliminação de minas terrestres