Os dez mandamentos para ter umas pernas perfeitas
Teresa Manafaia, fisiologista e personal trainer, explica no seu livro “Pernas Perfeitas” o que fazer para usufruir de umas pernas mais saudáveis, mais funcionais e também mais bonitas. Veja os seus conselhos.
1- Dê exercício adequado às suas pernas: fazer agachamentos e lunges são bons exemplos. Quanto mais carga, melhor! (desde que a técnica não seja prejudicada). Nada como consultar um bom professor!
2- Uma alimentação saudável e natural é fundamental para reduzir a massa gorda e dar oportunidade a que ocorra aumento de massa muscular.
3- Elimine ou reduza ao máximo o consumo de álcool, pois é um tóxico que perturba o funcionamento do fígado, órgão-chave na destoxificação do sistema.
4- Elimine o açúcar e alimentos processados da sua alimentação.
5- Elimine ou reduza substancialmente os alimentos com glúten, pois é uma proteína bastante inflamatória para a mucosa intestinal, e que interfere com a dinâmica da absorção de nutrientes.
6- Elimine ou selecione bem o tipo de laticínios. Muitos são fonte de estrogénios (bovinos), o que pode potenciar a deposição de gordura nas coxas. Caso treine bem forte, a proteína do soro de leite será uma mais-valia!
7- Elimine a soja (e outros fito-estrogénios – estrogénios vegetais) e xeno-estrogénios (estrogénios sintéticos) presentes em cosméticos ou produtos de higiene. Consulte a lista no livro “Pernas Perfeitas”
8- Caminhe diariamente na rua e/ou faça exercícios aquáticos. Estes últimos promovem o retorno venoso, a circulação linfática, e têm ação benéfica no combate à retenção hídrica. Principalmente feitos em água do mar!
9 – Suba escadas todos os dias! É mesmo subir, não descer.
10- Tome água de boa qualidade, não embalada em plástico (devido à presença de moléculas que atuam também como xeno-estrogénios).