Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Para visitar: Os cabos mais magníficos de Portugal

Para visitar: Os cabos mais magníficos de Portugal

Com mais de 500 kms de costa, Portugal oferece inúmeras paisagens inesquecíveis, particularmente os cabos que permitem uma vista de longo alcance sobre o mar, a partir do qual fomos à descoberta de novos mundos. Aqui, é possível descansar e admirar estas paisagens belíssimas. Selecionámos doze destes ‘miradouros naturais’.

Pinterest Google+

Os Cabos Espichel, Roca, Sardão, Sagres, Santa Maria, Raso, Carvoeiro, Sto André, São Vicente, Mondego, Caveira (Açores) e Abra (Madeira) são os cabos/pontas portugueses que deve conhecer. Veja as imagens de cada um deles na galeria acima.

 

Cabo de Santo André

Este fica no norte do país e acredita-se que seja o antigo Promontorium Avarus romano, referido pelo geógrafo Ptolomeu. Este cabo, que fica na Póvoa do Varzim, apresenta vestígios da sua romanização e da devoção religiosa, vista na capela de Santo André, que os habitantes têm.

 

Cabo Mondego

Este cabo fica na ponta ocidental da Serra da Boa Viagem,a poucos quilómetros da Figueira da Foz, e tem um elevado valor científico, pelo que foi classificado como Monumento Natural.

 

VEJA TAMBÉM: POUSADA DE SETÚBAL VAI SER RECUPERADA E DUPLICAR CAPACIDADE

 

Cabo Carvoeiro

No extremo da península de Peniche, este cabo, de onde se pode ver as Berlengas, é bastante rico, tanto a nível geológico como paisagístico. Neste local foi erigido o Farol do Cabo Carvoeiro, a Capela da Nossa Senhora dos Remédios ou a Gruta da Furninha.

 

Cabo da Roca

Este também fica na região da Grande Lisboa, no concelho de Sintra, e foi descrito por Luís Vaz de Camões, nos ‘Lusíadas’, como ‘Onde a terra se acaba e o mar começa’. Esta particularidade está mesmo indicada num padrão em pedra com uma lápide.

 

VEJA TAMBÉM: SESIMBRA, UM PARAÍSO PLANTADO ENTRE A SERRA E O MAR

 

Cabo Raso 

A poucos quilómetros do cabo da Roca, na vila de Cascais, fica o cabo Raso. Neste cabo fica o Farol do Cabo Raso e o Forte de São Brás de Sanxete.

 

Cabo Espichel

Este fica no concelho de Sesimbra e acolhe ainda o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua – Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Ermida da Memória, Casa dos Círios, Terreiro no Cabo Espichel, Cruzeiro, Casa da Água e o Aqueduto do Cabo Espichel. No alto deste promontório pode ser vista a Baía dos Lagosteiros. A paisagem é admirável e tranquilizante.

Artigo anterior

Beja celebra os patrimónios do sul do país

Próximo artigo

Estilista francesa cria primeira coleção de moda do mundo num smartphone