Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»Cabos magníficos em Portugal

Cabos magníficos em Portugal

Com centenas de quilómetros de costa, Portugal oferece inúmeras paisagens inesquecíveis, particularmente os cabos que permitem uma vista de longo alcance sobre o mar, a partir do qual fomos à descoberta de novos mundos. Aqui, é possível descansar e admirar estas paisagens belíssimas. Selecionámos doze destes belos ‘miradouros naturais’.

Pinterest Google+
PUB

Os Cabos Espichel, Roca, Sardão, Sagres, Santa Maria, Raso, Carvoeiro, Sto André, São Vicente, Mondego, Caveira (Açores) e Abra (Madeira) são os cabos/pontas portugueses que deve conhecer. Veja as imagens de cada um deles na galeria acima.

 

Cabo de Santo André

Este fica no norte do país e acredita-se que seja o antigo Promontorium Avarus romano, referido pelo geógrafo Ptolomeu. Este cabo, que fica na Póvoa do Varzim, apresenta vestígios da sua romanização e da devoção religiosa, vista na capela de Santo André, que os habitantes têm.

 

Cabo Mondego

Este cabo fica na ponta ocidental da Serra da Boa Viagem,a poucos quilómetros da Figueira da Foz, e tem um elevado valor científico, pelo que foi classificado como Monumento Natural.

 

VEJA TAMBÉM: ERICEIRA, TERRA DE OURIÇOS E DO MAR DAS SETE ONDAS

 

Cabo Carvoeiro

No extremo da península de Peniche, este cabo, de onde se pode ver as Berlengas, é bastante rico, tanto a nível geológico como paisagístico. Neste local foi erigido o Farol do Cabo Carvoeiro, a Capela da Nossa Senhora dos Remédios ou a Gruta da Furninha.

 

Cabo da Roca

Este também fica na região da Grande Lisboa, no concelho de Sintra, e foi descrito por Luís Vaz de Camões, nos ‘Lusíadas’, como ‘Onde a terra se acaba e o mar começa’. Esta particularidade está mesmo indicada num padrão em pedra com uma lápide.

Cabo da Roca

Cabo Raso 

A poucos quilómetros do cabo da Roca, na vila de Cascais, fica o cabo Raso. Neste cabo fica o Farol do Cabo Raso e o Forte de São Brás de Sanxete.

 

Cabo Espichel

Este fica no concelho de Sesimbra e acolhe ainda o conjunto do Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua – Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Ermida da Memória, Casa dos Círios, Terreiro no Cabo Espichel, Cruzeiro, Casa da Água e o Aqueduto do Cabo Espichel. No alto deste promontório pode ser vista a Baía dos Lagosteiros. A paisagem é admirável e tranquilizante.

 

Cabo Sardão

Este cabo, que fica na costa alentejana, é a maior proeminência da costa ocidental entre o cabo de Sines e o cabo de São Vicente.

 

Cabo de São Vicente

A partir deste cabo, que fica na freguesia de Sagres, é possível, com bom tempo, ver a passagem dos navios entre o norte de África e o mar mediterrâneo. Fica situado no extremo sudoeste de Portugal continental, na freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo.

 

VEJA TAMBÉM: SESIMBRA, UM PARAÍSO PLANTADO ENTRE A SERRA E O MAR

 

Ponta de Sagres

Não sendo um cabo, é um dos pontos mais conhecidos do país com grande importância para os navegadores, pois oferece abrigo às embarcações antes de estas terem de passar pelas perigosas águas do Cabo de São Vicente. Fica 4 km a leste e 3 km a sul do Cabo de São Vicente, tido como o extremo sudoeste da Europa continental, e oferece vistas deslumbrantes sobre o mar.

 

Cabo de Santa Maria

Este é o cabo mais a sul de Portugal continental. Este cabo ficava na primitiva Ilha do Cabo de Santa Maria. A abertura definitiva do canal da Barra Nova, para serviço aos portos de Faro e Olhão, no início do século XX, dividiu a ilha em duas, Culatra e Barreta.

 

Ponta da Abra (Madeira)

Esta pequena saliência da costa marítima, na Ponta de São Lourenço, Ilha da Madeira, limita a Baía d’ Abra pelo lado de oeste.

 

Ponta da Caveira (Açores)

Esta fica na ilha das Flores, nos Açores, e caracteriza-se pela extensa língua de terra que entra pelo mar e permite uma boa zona de mergulho.

 

 

Artigo anterior

Nove conselhos para umas férias ciberseguras

Próximo artigo

Métodos de confeção: quais os mais saudáveis?