Inverno: os benefícios do mel para fortalecer o organismo
Com o tempo frio instalado, reserve um lugar na despensa para este néctar milenar, conhecido por ajudar a travar a tosse e a curar gripes e constipações.
«O mel vai muito para além do seu delicioso sabor. Nutricionalmente rico em vitaminas e minerais, como potássio, magnésio e fósforo, o mel é um alimento bastante versátil, que pode ser utilizado de diversas formas para beneficiar o bem-estar e a saúde», explica a nutricionista Lilian Barros.
De facto, usado desde os tempos mais antigos para consumo humano, em curativos ou mesmo em tratamentos de beleza, são muitas as propriedades reconhecidas a esta substância produzida pelas abelhas. Estes insetos produzem-no a partir do néctar recolhido de flores e processam-no com as suas enzimas digestivas, sendo depois armazenado em favos nas suas colmeias para servir-lhes de alimento.
Veja também: A força do mel e da canela juntos: facto ou ficção?
Nutricionalmente rico, uma colher de sopa de mel (21 gramas) contém 64 calorias e 17 gramas de açúcar, incluindo frutose, glicose, maltose e sacarose. Também contém várias vitaminas e minerais e não contém praticamente nenhuma fibra, gordura ou proteína.
Consumo com moderação
Deve por isso ser consumido com moderação, pois apesar de muito benéfico também é altamente calórico. «O mel engorda se consumido em excesso. É efetivamente doce e apresenta praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco. Apesar de ligeiramente inferior, cada 100g de mel fornece cerca de 310kcal, enquanto o açúcar cerca de 380g/100g.
Aqui a velha máxima destaca-se com toda a notoriedade: não devemos contar calorias, mas sim contar nutrientes. Os seus benefícios falam mais alto! Contudo, fica a ressalva, o mel deve, por este motivo, ser consumido de forma moderada e evitado por diabéticos», explica Lilian Barros.
Onde o mel brilha é no seu conteúdo de compostos de plantas bioativas e antioxidantes. Os tipos mais escuros tendem a ser ainda mais ricos nesses compostos do que os tipos mais claros. O mel tema capacidade de melhorar a capacidade digestiva, reforçar o sistema imunitário, ajudar na prisão de ventre, ajudar a prevenir gripes e constipações, bem como dores de garganta e tosse. É ainda antioxidante, antissético, antibacteriano, calmante, energizante e nutritivo.
Como produto de beleza é muito utilizado como hidratante seja de pele ou para cabelo secos. O seu poder é ainda elevado se utilizado em conjunto com outros produtos. Por exemplo, a sua junção à canela é tida como muito poderosa. Ambos os ingredientes têm vários benefícios para a saúde em termos individuais.
No entanto, a sua mistura é tida como ainda mais benéfica. A combinação de mel e canela pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, porque ambos reduzem a inflamação, uma vez que esta é um fator importante no desenvolvimento destas doenças, alegam os seus defensores.
No outono e inverno, uma colher de mel num chá de limão costuma ajudar a enfrentar as maleitas típicas da época.