Home»ATUALIDADE»ESPECIALISTAS»Os benefícios do consumo de chá preto ao pequeno-almoço

Os benefícios do consumo de chá preto ao pequeno-almoço

Estudos comprovam que o chá preto beneficia a atividade mental, sendo ideal para consumo ao pequeno-almoço.

Pinterest Google+
PUB

O chá preto é uma bebida milenar que tem despertado interesse na comunidade científica, uma vez que a sabedoria popular lhe conhece muitos benefícios. Ao longo dos tempos, estes benefícios têm vindo a ser comprovados cientificamente.

 

Um novo estudo, intitulado “A combinação de L-Teanina e Cafeína melhora a performance cognitiva e aumenta o estado de alerta” e publicado na revista Nutritional Neuroscience, mostra que o consumo de chá preto logo nas primeiras horas da manhã melhora a atividade mental, o que o torna perfeito para o pequeno-almoço.

 

De acordo com o estudo, é a combinação única de cafeína e de teanina presente no chá preto que beneficia a atividade mental, melhorando significativamente a precisão na execução de tarefas e aumentando o estado de alerta, reduzindo simultaneamente o cansaço. Ficou também comprovado que aumenta os níveis de atenção em tarefas cognitivas exigentes, sendo por isso a bebida ideal para começar o dia ao provocar um acordar mais revigorante.

 

Outro estudo refere que o consumo de chá tem a capacidade de melhorar o estado de humor e de mantê-lo positivo ao longo do dia, otimizando estados psicológicos e a performance no trabalho.

 

Em relação à presença de cafeína no chá preto, importa referir que o seu consumo moderado não está associado a qualquer risco para a saúde. A este respeito, a Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo não ultrapasse as 300 mg de cafeína por dia – estima-se que o chá preto contenha entre 30 a 60 miligramas, dependendo do tempo de imersão da saqueta.

 

Esta é, aliás, uma forma de controlar o teor de cafeína do chá, uma questão importante para os que são mais sensíveis. A sensibilidade à cafeína é muito variável, dependendo de fatores individuais de cada um. É possível aumentar e diminuir a quantidade de cafeína, presente em cada chávena de chá, dependendo do tempo que a saqueta de chá está mergulhada na água. A bebida pode, por isso mesmo, ser adaptada aos gostos e sensibilidade de cada pessoa.

 

Especialmente agora durante o inverno, beber chá é uma excelente fonte de hidratação, sendo uma forma de beber mais água que como sabemos é vital para a manutenção da saúde.

 

Com todos estes benefícios, o chá preto pode ser uma alternativa saudável para o pequeno-almoço, permitindo usufruir dos seus efeitos positivos ao logo do dia.

 

Artigo anterior

As sabrinas mais caras do mundo são portuguesas

Próximo artigo

Amesterdão procura investidor para bordeis partilhados