Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Os benefícios de beber água alcalina

Os benefícios de beber água alcalina

O ser humano é constituído por cerca de 70 por cento de água. Logo, a qualidade da água que bebe também influencia a sua saúde. O nutricionista Alexandre Fernandes explica porque deve optar por beber água alcalina.

Pinterest Google+
PUB

O nosso organismo é constituído por aproximadamente 70 por cento de água, 20 por cento de matéria orgânica e 10 por cento de sais minerais. Um ser humano pode ficar até duas semanas sem comer, porém não sobrevive muito tempo se não beber água. Mas nem toda a água é igual. E uma nova corrente defende que devemos ingerir sobretudo água alcalina.

 

Existem diversos estudos e artigos científicos publicados comprovando que, em locais onde a água é naturalmente mais alcalina e rica em sais minerais, a esperança média de vida é mais elevada. Para além deste grande beneficio, regra geral, a água alcalina equilibra o organismo, regula o funcionamento dos órgãos e dos sistemas vitais do organismo.

 

A vida do dia-a-dia faz com que haja uma diminuição do nosso pH, tornando o organismo ainda mais ácido, por exemplo: comemos refeições pouco adequadas, onde impera o fast-food, alimentos industrializados ou mesmo frutas, vegetais e legumes repletos de pesticidas e fertilizantes, abusamos dos refrigerantes, das bebidas alcoólicas e do café, e com a agravante de estarmos constantemente stressados. Muito mais do que antigamente devido à nossa vida, a “vida moderna”!

 

VEJA TAMBÉM: BEBER 8 COPOS DE ÁGUA DIARIAMENTE: FACTO OU FICÇÃO?

 

Todos estes fatores aumentam a quantidade de radicais livres do nosso corpo, diminuem o nosso sistema imunitário e promovem o nosso envelhecimento mais rapidamente, dizem os defensores desta corrente, que é contraposta por outra: que o nosso corpo tem a capacidade de se autorregular e que não importa o ph da água.

 

Os benefícios de se beber água alcalina

Desintoxicação

A alimentação moderna, o meio ambiente, medicamentos e alimentos industrializados, bem como o processo “normal” de envelhecimento, faz com que o organismo diariamente acumule bastantes compostos ácidos. Para os eliminar, o nosso organismo está constantemente a trabalhar para esse efeito, havendo um desgaste natural. Quando não os consegue eliminar, vão se acumulando e originando problemas graves de saúde. Beber água alcalina diariamente faz com que a acidez seja neutralizada e faz com que o organismo consiga “limpar” os resíduos ácidos das células e dos tecidos.

 

Hidratação

Ao beber água alcalina está a hidratar o seu corpo – o que é fundamental para manter ou recuperar um nível óptimo de hidratação e do estado de saúde. Durante o processo de ionização da água, o filtro da água alcalina transforma a água em micro clusters que são mais facilmente absorvidos a nível celular, por isso, chega a hidratar até 6 vezes mais do que uma água mineral comum ou da torneira.

Capacidade antioxidante e de oxigenação

A água alcalina atua como um antioxidante, porque neutraliza os radicais livres (que são compostos extramente nocivos para o nosso organismo). Devido à capacidade de doar eletrões, a água alcalina pode efetivamente neutralizar e bloquear os danos causados pelos radicais livres existentes no corpo. Água alcalina ionizada ainda promove uma melhoria da oxigenação dos tecidos e das células, bem como favorece a produção de energia. O cancro e a maioria das outras doenças dificilmente conseguem sobreviver num ambiente mais alcalino.

 

Alcalinizar o pH do seu organismo

A água alcalina ajuda a equilibrar o pH do corpo. Nascemos alcalinos e com o decorrer dos anos vamos nos acidificando. A nossa alimentação maioritariamente ácida, o stress e a constante exposição a toxinas, como aquelas que provêm da poluição atmosférica, são os principais responsáveis por este processo. Alcalinizando o pH do seu organismo de ácido para alcalino estamos a prevenir o aparecimento de diversas patologias, tais como o cancro. O estado alcalino é o estado “normal” de pessoas saudáveis.

 

Fortalecer o seu sistema imunológico

Uma ingestão regular melhora o sistema imunitário e maximiza a capacidade do organismo em combater as mais diversas patologias e auto curar-se.

 

 

 

Artigo anterior

Aquablação robótica promete revolucionar tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata

Próximo artigo

Suculentas: belas, diversas e de fácil cuidado