Os benefícios das nozes: de antioxidante ao reforço celular
A época delas está a chegar. Muito apreciadas entre nós, as nozes são um excelente alimento para incluir na alimentação diária.

Em Portugal, pese embora o consumo faça parte da nossa cultura, muitas vezes as nozes acabam por ficar esquecidas nos armários das nossas despensas. Mas estamos na altura de trazer as nozes para o dia-a-dia. Isto porque existem cada vez mais profissionais de saúde a recomendarem o seu consumo, fruto do crescimento do número de publicações científicas que ilustram os vários benefícios do consumo de nozes.
Por exemplo, um estudo realizado na Universidade de Harvard (EUA) mostrou que a vitamina E presente nas nozes é um poderoso antioxidante. Também aqui ao lado, investigadores espanhóis descobriram que as nozes contêm vinte vezes mais substâncias com poder antioxidante do que alguns frutos e vegetais.
VEJA TAMBÉM: ALIMENTOS QUE FORTALECEM O SISTEMA IMUNITÁRIO
Além disso, um outro estudo espanhol concluiu que uma alimentação rica em nozes pode reduzir a inflamação arterial porque este fruto é particularmente rico em arginina. A arginina é um aminoácido necessário na produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar e dilatar as artérias e outros vasos sanguíneos, promovendo uma boa circulação sanguínea.
Por outro lado, e à semelhança do vinho, as nozes também são ricas em polifenóis, que podem ter efeitos benéficos a nível celular, prevenindo o seu envelhecimento. As nozes são uma importante fonte de minerais como potássio, magnésio, cálcio, e de vitaminas do complexo B. Comparativamente com algumas leguminosas, as nozes contêm até valores superiores de vitaminas.
Apesar dos seus múltiplos benefícios, é preciso ter em conta um fator muito importante: tal como os demais frutos secos, as nozes são fornecedores de uma boa dose de energia, ou seja, de calorias. Esta concentração energética é devido à grande quantidade de gordura presente nas nozes.
Porém, e apesar de as nozes terem muita gordura (<70%), esta é essencialmente gordura considerada saudável. Este fruto é especialmente rico em gordura monoinsaturada e polinsaturada, destacando-se o ómega 3 e o 6. Estes ómegas são designados por gorduras essenciais, porque o nosso organismo não os consegue sintetizar, o que implica que tenhamos de consumi-los diariamente.
O facto é que os mais recentes dados em Portugal referem que o consumo de gordura é elevado, mas o consumo de gordura polinsaturada é baixo, pelo que o consumo de nozes pode ser uma excelente alternativa.
Aproveite este excelente alimento e a meio da manhã ou da tarde coma umas nozes. Acrescente umas nozes às suas saladas, ao leite, ao iogurte, por exemplo. Dado o nível de energia presente nas nozes, recomenda-se um consumo moderado – cinco a seis nozes por dia é o suficiente para obter todos estes benefícios para a saúde.