Home»BEM-ESTAR»NUTRIÇÃO»Os alimentos que protegem a pele dos danos solares

Os alimentos que protegem a pele dos danos solares

A nossa dieta tem um papel muito importante na forma como o nosso corpo se adapta ao ambiente externo ao longo das estações e deve ser adaptada de forma a obtermos o maior benefício dos alimentos que consumimos.

Pinterest Google+
PUB

Todos nós sabemos os benefícios da utilização do protetor solar para proteger a nossa pele dos raios UV do sol. Ainda assim, para além do protetor solar, existe um outro fator que pode estar em falta na sua proteção solar: a sua dieta!

 

A nossa dieta tem um papel muito importante na forma como o nosso corpo se adapta ao ambiente externo ao longo das estações e deve ser adaptada de forma a obtermos o maior benefício dos alimentos que consumimos.

 

Por exemplo, no inverno há uma maior tendência a ingerirmos uma maior quantidade de alimentos e estes com maior teor de gordura enquanto que no verão, com as altas temperaturas, a tendência é ingerir alimentos ricos em água, verduras e frutas mais frescas.

 

VEJA TAMBÉM: SUMOS E BATIDOS: BEBIDAS NUTRITIVAS E NATURAIS PARA O VERÃO

 

De seguida, conheça os quatro alimentos que promovem a saúde da sua pele e que a protegem contra os danos causados pela exposição solar.

 

É importante referir que em nenhum momento o consumo destes alimentos substitui as recomendações da DGS relativas aos cuidados a ter durante a exposição solar, nomeadamente evitar as maiores horas de calor, manter-se hidratado, utilização de protetor solar, entre outros.

 

Frutos secos e sementes

Frutos secos como o amendoim, as nozes, as amêndoas e sementes como a chia, linhaça ou de cânhamo contêm ácidos gordos essenciais ómega-3. Uma vez que o nosso organismo não consegue produzir estes ácidos gordos, é essencial que este tipo de alimentos esteja presente na nossa dieta.

 

O ómega-3 contribuem para a manutenção da integridade da sua pele e também são anti-inflamatórios. Tenha sempre consigo uma pequena caixa com 1 punhado (30g) de frutos secos e/ou sementes para ir ingerindo ao longo do dia.

 

Cenouras e vegetais de folhas verdes

O nosso organismo converte betacaroteno em vitamina A, essencial para a manutenção da saúde da pele. As cenouras e vegetais, como couve e espinafre, são ótimas opções de alimentos com elevado teor de betacaroteno, em particular vegetais de folha verde, ricos em antioxidantes importantes para a proteção dos danos causados pelo sol, prevenção do envelhecimento provocado pela exposição solar como rugas e até mesmo na proteção de alguns cancros da pele.

 

Experimente fazer uma salada colorida com espinafres e cenoura ou adicione estes alimentos nos seus batidos.

 

Mirtilos

Os mirtilos são ricos em poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres que podem danificar a pele devido à exposição ao sol e ao stress.

 

São também uma fonte muito boa de vitamina C, que pode ajudar a prevenir o envelhecimento natural provocado pela exposição ao sol. Adicione uma taça de mirtilos ao seu iogurte ou à sua granola

 

Couve-flor

A couve-flor contém antioxidantes potentes que ajudam a combater o stress oxidativo das células quando expostas aos raios solares. Além disso, a couve-flor é um alimento naturalmente protetor do sol, graças à presença de histidina na sua constituição. Este aminoácido estimula a produção de ácido urocânico, que absorve a radiação UV (papel semelhante da melanina).

 

 

 

Artigo anterior

Sofre de acne? Conheça os cuidados especiais a ter durante o verão

Próximo artigo

Previsões astrológicas para o mês de julho de 2021