Home»FOTOS»Maximize o seu prato: os alimentos mais completos e ricos em nutrientes

Maximize o seu prato: os alimentos mais completos e ricos em nutrientes

Quantos mais nutrientes consumir, melhor. Mas como não pode passar o dia inteiro a comer, o melhor é maximizar a quantidade de nutrientes que consome por dia escolhendo os alimentos mais completos. Para tal, a plataforma de nutricionistas Authorithy Nutrition indica 11 alimentos muito ricos em nutrientes que deve adicionar à sua dieta.

Pinterest Google+
PUB

Salmão – Nem todos os peixes são iguais, mas o salmão e outros peixes gordos são ricos em ómega 3. Este normalmente é associado ao bem-estar e diminui o risco de doenças mais sérias (como é o caso de problemas de coração ou demência). 100 gramas de salmão apresentam ómega 3, magnésio, potássio, selénio e vitamina B.

 

Couve – A couve é ainda mais saudável que os espinafres e como tal está carregada com vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e outros compostos bioativos, que contribuem no combate ao cancro.

 

Algas marinhas – No mar pode encontrar muito mais do que peixe. As algas trazem inúmeros benefícios e também podem ser usadas na alimentação. As algas, mais precisamente o nori, costumam ser utilizadas no sushi. As algas marinhas são bastante ricas em cálcio, ferro ou magnésio.

 

VEJA TAMBÉM: SABE A DIFERENÇA ENTRE DIET E LIGHT?

 

Alho – Para além de ser essencial na culinária, o alho é muito nutritivo. O alho é rico em vitaminas C, B1 e B6, cálcio, potássio, cobre, manganês ou selénio. O alho pode reduzir o “colesterol mau” e aumentar o “colesterol bom”.

 

Marisco – Os mariscos são bastante nutritivos e os mais consumidos são as amêijoas, ostras, vieiras e mexilhões. Não os consuma só nos petiscos.

 

Batatas – Estas são ricas em potássio, magnésio, ferro, cobre, vitaminas C e B e manganês. Numa única batata vai encontrar todos os nutrientes de que necessita.

 

Fígado – A dieta ocidental dá preferência as carnes com músculo, mas a verdade é que os órgãos dos outros animais são bem mais ricas em nutrientes. De todos os órgãos, o fígado é o mais nutritivo e aquele que melhor faz à sua saúde.

 

Sardinhas – Os portugueses adoram sardinhas e fazem muito bem pois para além de serem pequenas e poderem ser comidas inteiras, estas têm um pouco de quase todos os nutrientes que o seu corpo precisa. As sardinhas são nutricionalmente perfeitas e tal como o salmão também são ricas em ómega 3.

 

VEJA TAMBÉM: VITAMINAS E SUPLEMENTOS QUE AUMENTAM A ENERGIA

 

Mirtilos – Estes não são tão ricos em vitaminas e minerais como os vegetais, mas destacam-se pelos seus efeitos antioxidantes, que ajudam a proteger o seu cérebro e a melhorar a sua memória.

 

Gemas de ovo – As gemas normalmente são vistas de lado por causa do colesterol mas tenha calma. Se comer em pequenas quantidades o seu colesterol não vai subir. As gemas de ovos são carregadas de vitaminas, minerais e vários nutrientes.

 

Chocolate negro (cacau) – O chocolate negro é bastante rico em cacau e como tal é um dos alimentos mais nutritivos que pode comer. O cacau está carregado em fibras, ferro, magnésio, cobre e manganês. Também, tal como os mirtilos, tem uma grande variedade de antioxidantes. O chocolate escuro melhora o seu fluxo sanguíneo, a sua pressão arterial e a sua função cerebral.

 

Artigo anterior

Amadora lança campanha de sensibilização contra violência doméstica

Próximo artigo

Brincos: em caso de dúvida... acessorize!