Home»BEM-ESTAR»CORPO»Os abdominais definem-se à mesa!

Os abdominais definem-se à mesa!

Um dos objetivos mais procurados pelas pessoas que procuram a minha ajuda é precisamente a definição abdominal. Conheça um caso real.

Pinterest Google+

Muitas pessoas reclamam que não têm abdominais definidos mesmo ‘comendo bem’ e treinando muito. Ora, se os abdominais não se encontram definidos e treina regularmente, então a culpa é mesmo da alimentação. Pode-se dizer que os abdominais se ‘definem à mesa’.

 

Muitas vezes, ao entender um pouco de fisiologia humana, as pessoas entendem que ‘comer bem’ poderá não corresponder exatamente à informação a que se tem acesso na internet, principalmente quando essa informação não é elaborada por especialistas em nutrição.

 

Existem muitos alimentos ‘da moda’ que em nada beneficiam a definição abdominal, mesmo que sejam apresentados ou consumidos como “’estrelas’ de corpo escultural. Posso dar-lhe alguns exemplos, como é o caso da moda do consumo excessivo de barras, sementes, tapiocas, granolas, iogurtes ou queijos específicos. Por outro lado, muitas vezes, homens e mulheres fazem uma alimentação cuidada, contudo consomem álcool com regularidade. Não é possível conseguir definição abdominal consumindo álcool regularmente. Apenas a abstinência total ou o consumo pontual podem permitir uma maior definição.

 

Ao aderir a planos com carga glicémica mais baixa e maior teor proteico, gradualmente vai-se observando redução na prega abdominal, e outras.

 

Apresento aqui 1 caso real: homem, 37 anos, praticante de musculação 5 dias por semana e 2 dias de cardio, com objetivo de melhorar a definição muscular. Veja-se a progressão nas pregas (quanto menores as pregas, maior a definição muscular nos vários locais – os melhores níveis de definição são conseguidos com pregas inferiores a 10mm):

 

Pregas adiposas subcutâneas (mm)
Data Abdóm. Cintura Costas Axila Peito Tricipete Bicipete Coxa Lombar Soma % Massa gorda 
jul/17 23 13 13 8 8,5 5,5 4,5 13 20 84 13,19
set/17 15 7,5 10,5 5,5 6 5,5 3,5 10 15,5 60 9,52

 

Estes resultados foram atingidos sem realizar alterações no tipo de treino, apenas aprendizagem sobre importância da carga glicémica e da redução do consumo de álcool. Este homem não se absteve totalmente do consumo de álcool ao fim-de-semana, e mesmo assim os resultados ficaram bastante próximos do ideal para o género masculino, com grande satisfação por parte do praticante.

Artigo anterior

Com açúcar a mais, as folhas também engordam

Próximo artigo

Sexo de reconciliação