Os 10 Chalets de esqui mais caros do mundo
Um chalet em St. Moritz, na Suíça, atinge um valor recorde de 46,2 milhões de euros. Apesar da pandemia, o mercado de propriedades de esqui mantém-se estável. Os compradores atribuem particular importância à possibilidade de usar o seu imóvel durante todo o ano, e valorizam a segurança e fácil acesso, o espaço suficiente para assegurar a privacidade, e a fiabilidade das telecomunicações para assegurar o teletrabalho sem dificuldades.
O chalé de esqui mais caro do mundo encontra-se em St. Moritz, Suíça, com um preço avaliado em 46,2 milhões de euros, de acordo com o Top 10 Ski Ranking da Engel & Völkers. Além das regiões de esqui europeias, a lista inclui estâncias dos EUA e Canadá. Veja imagens na galeria acima.
Apesar da pandemia, o mercado de propriedades de esqui mantém-se estável. Os compradores atribuem particular importância à possibilidade de usar o seu imóvel durante todo o ano, e valorizam a segurança e fácil acesso, o espaço suficiente para assegurar a privacidade, e a fiabilidade das telecomunicações para assegurar o teletrabalho sem dificuldades. «As regiões de esqui da Europa, juntamente com as dos EUA e Canadá, apresentam uma grande estabilidade nos preços. A elevada procura está a levar muitos clientes a dirigirem a sua atenção para estâncias que ficam na periferia das principais regiões de esqui. Também aí estão a registar-se subidas de preços semelhantes», diz Sven Odia, CEO da Engel & Völkers AG.
Os dados utilizados no ranking baseiam-se nos preços mais elevados pedidos para residências privadas e nos preços mais elevados por metro quadrado para apartamentos de habitação própria atualmente no mercado em resorts de esqui de todo o mundo onde a Engel & Völkers está representada.
VEJA TAMBÉM: VIVA COMO UMA CELEBRIDADE: OS PALÁCIOS E MANSÕES DE LUXO À VENDA EM PORTUGAL
No segmento de apartamentos em regiões de esqui, Gstaad (Suíça) ocupa o primeiro lugar com um preço máximo por metro quadrado de 33.850 euros. Quem quiser tornar-se proprietário de um apartamento em resorts de esqui nos EUA pode pagar até 26.900 euros por metro quadrado, como se verifica em Vail, Colorado. Este preço coloca o resort de esqui americano no segundo lugar no ranking. Kitzbühel, na Áustria, vem em terceiro lugar, onde os preços pedidos em localizações privilegiadas podem chegar a 25.000 euros por metro quadrado.
Em quarto lugar está o resort de esqui de Aspen, também no Colorado, com preços até 22.800 euros por metro quadrado. Os mundialmente famosos resorts suíços St. Moritz e Zermatt seguem em quinto lugar – onde os preços por metro quadrado chegam aos 18.500 euros em localizações premium.
As localizações privilegiadas em Cortina d’Ampezzo e Davos (Suíça) registam preços por metro quadrado de 16.000 euros e 12.760 euros, ficando em sétimo e oitavo lugar, respetivamente, no ranking de apartamentos. Numa das maiores estâncias de esqui do Canadá está Whistler (9º lugar no ranking), com preços até 12.230 euros por metro2. A fechar a lista está a estância de esqui de Courmayeur (Itália), com preços de 12 mil euros por metro quadrado.