Home»COVID-19»ONU lança iniciativa global para combater desinformação sobre Covid-19

ONU lança iniciativa global para combater desinformação sobre Covid-19

Utilizadores em todo o mundo podem inscrever-se como voluntários para receberem informação verificada e distribuírem pelas suas redes de contactos. António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, diz que a comunidade internacional «não pode ceder os espaços virtuais a quem faz circular mentiras, medo e ódio».

Pinterest Google+

Chama-se Verified e é a nova iniciativa da Organização das Nações Unidas para combater a desinformação que circula Internet sobre Covid-19 e difundir informação correta, fidedigna e verificada por profissionais, porque «o mundo só pode conter o vírus e os seus impactos se todas as pessoas tiverem acesso a informações precisas e confiáveis. Isto serve para todos nós», clarifica a ONU no site do projeto.

 

Numa nota divulgada pela ONU, António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas, diz que a comunidade internacional «não pode ceder os espaços virtuais a quem faz circular mentiras, medo e ódio». Para Guterres, «a desinformação está a espalhar-se online, em aplicações de mensagens e entre pessoas». E os autores dessas desinformações «usam métodos sofisticados de produção e distribuição». Assim, como resposta, «os cientistas e as instituições como as Nações Unidas têm que chegar às pessoas com informações precisas nas quais elas possam confiar», referiu o secretário-geral.

 

VEJA TAMBÉM: COVID-19 – JÁ CONHECE AS ORIENTAÇÕES DA DGS PARA OS TRANSPORTES PÚBLICOS?

 

A iniciativa é liderada pelo Departamento de Comunicação Global da ONU e fornecerá informações sobre três temas: ciência para salvar vidas; solidariedade para promover a cooperação local e global; e soluções para mobilizar apoio para as populações mais afetadas. A campanha Verified também irá promover planos de recuperação que abordem a crise climática e proponham soluções para desafios como pobreza, desigualdade e fome.

 

A iniciativa convida pessoas em todo o mundo a inscreverem-se como ‘voluntários de informação’, para partilharem o conteúdo e manterem as suas famílias, amigos e demais contactos seguros.

 

VEJA TAMBÉM: COVID-19: CELEBRIDADES CEDEM REDES SOCIAIS PARA ESPECIALISTAS DIVULGAREM MENSAGENS

 

Todos os dias, estes voluntários receberão notícias para ser compartilhadas nas redes sociais, com mensagens simples que combatem diretamente informações erradas ou preenchem um vazio de informações. A Verified também fará parcerias com agências da ONU e equipas nacionais, influenciadores, sociedade civil, empresas e meios de comunicação social.

 

A subsecretária-geral de Comunicação Global da ONU, Melissa Fleming, disse que «em muitos países, a desinformação nos canais digitais está a impedir a resposta da saúde pública e a aumentar a inquietação».

 

 

Artigo anterior

A obesidade e a pandemia da COVID-19

Próximo artigo

Fabrico artesanal: a resposta da slow fashion