Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»ONU lança a primeira ferramenta de inteligência artificial para contabilidade rápida de capital natural

ONU lança a primeira ferramenta de inteligência artificial para contabilidade rápida de capital natural

A nova ferramenta do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente vai tornar mais fácil para os países medirem os seus ecossistemas. Será possível aferir a extensão, condição e serviços fornecidos pelos ecossistemas - como florestas e pântanos – em forma de contas e indicadores físicos e monetários.

Pinterest Google+
PUB

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) acaba de lançar uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA), que vai permitir aos países medirem o seu capital natural, nomeadamente a contribuição da natureza para a prosperidade e bem-estar dos países e das suas populações.

 

A ferramenta, lançada em conjunto com o Centro Basco para Mudança Climática e a Divisão de Estatística do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UN DESA), «pode acelerar amplamente a implementação do novo padrão para valorizar as contribuições da natureza, adotado pela Comissão de Estatística da ONU no mês passado», informa o PNUMA em comunicado.

 

A nova ferramenta digital de código aberto e fácil de usar, chamada ARIES para SEEA Explorer, permite, pela primeira vez, uma contabilidade de ecossistemas rápida, padronizada e personalizável em qualquer lugar da Terra. «O ARIES para SEEA Explorer representa uma mudança de jogo para os governos que desejam implementar o padrão SEEA Ecosystem Accounting recentemente adotado», enfatizou Stefan Schweinfest, diretor da Divisão de Estatística. «Esta aplicação permite que os países deem início à compilação de contas a partir de fontes de dados globais, que eles podem refinar com dados nacionais».

 

VEJA TAMBÉM: QUANTO VALE UMA FLORESTA? ESPANHA DESENVOLVE FERRAMENTA QUE ESTIMA VALOR ECONÓMICO DOS RECURSOS NATURAIS

 

As contas sobre o ecossistema produzidas pelos países rastrearão a extensão, condição e serviços fornecidos pelos ecossistemas – como florestas e pântanos – em forma de contas e indicadores físicos e monetários.

 

A adoção da SEEA Ecossystem Accounting foi anunciada como um passo histórico em frente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para ir além do PIB no rastreio do progresso global.

 

Risenga Maluleke, presidente do Comité de Especialistas em Big Data e Ciência de Dados para Estatísticas Oficiais, disse: «O lançamento do ARIES para SEEA Explorer na Plataforma Global da ONU é um passo importante para integrar o medição dos ecossistemas e a sua contribuição para a economia e bem-estar nas estatísticas globais, regionais e domésticas, que irão alimentar as políticas e tomadas de decisão. Melhores medições da natureza contribuirão para melhores políticas para salvar o nosso planeta».

 

Vários países já começaram a usar o ARIES para SEEA Explorer. O Explorer continuará a ser expandido, adicionando a funcionalidade para obter indicadores que permitem avaliar o progresso em direção aos ODS e ao emergente Quadro de Biodiversidade Global pós-2020.

 

VEJA TAMBÉM:

CRESCIMENTO URBANO DISPERSO AMEAÇA ÁREAS PROTEGIDAS DA REDE NATURA 2000

ONU RECORRE À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM NOVO PROJETO DE COMBATE À POLUIÇÃO POR PLÁSTICO

15 ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS JUNTAM-SE PARA PEDIR O FIM DO DESMATAMENTO DAS FLORESTAS

PORTUGAL NO TOPO DOS PAÍSES EUROPEUS QUE MAIS CAPTURAM TUBARÃO E RAIA

NOVO CATÁLOGO DO ICNF IDENTIFICA 27 ROAZES NO SADO

 

 

Artigo anterior

As casas (originais) que os arquitetos constroem para si

Próximo artigo

Amadora lança campanha de sensibilização contra violência doméstica