Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»ONU anuncia primeiro Festival Mundial dos Oceanos

ONU anuncia primeiro Festival Mundial dos Oceanos

O evento pretende envolver a sociedade na promoção da necessidade de medidas mais sustentáveis e de gestão eficaz dos recursos naturais do mundo.

Pinterest Google+
PUB

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou aquele que será o primeiro Festival Mundial dos Oceanos (World Ocean Festival), um evento de uma semana com várias atividades nas ruas e nas vias navegáveis de Nova Iorque, EUA, com o intuito de reverter a saúde «em declínio» dos oceanos. O festival vai começar no dia 4 de junho, véspera da Conferência dos Oceanos que vai decorrer de 5 a 9 de junho.

 

O festival, organizado pela Global Brian Foundation, pretende chamar a atenção do público mundial para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especificamente o Objetivo 14, sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. A Conferência dos Oceanos pretende fazer surgir medidas especificas que preservem os oceanos enquanto se envolve toda a comunidade, em particular os jovens, nesta luta.

 

Veja também: Vestir ‘verde’ assenta melhor

 

De acordo com a informação dada pela organização, esta é uma oportunidade para «abordar grandes problemas que a humanidade colocou no oceano». Ameaças como a poluição marinha, subsídios à pesca num momento em que os recursos  estão em colapso, ecossistemas costeiros degradados em todo o planeta, entre outros.

 

A Conferência dos Oceanos é, no fundo, uma oportunidade para resolver esses grandes problemas que a humanidade tem colocado sobre o oceano, e também uma oportunidade para pensar sobre os impactos das mudanças climáticas. «Já estamos a ver os efeitos da acidificação dos oceanos. (…) Aliás, 40% da causa do aumento dos nível do mar deve-se ao facto de os oceanos estarem a aquecer», lê-se no site.

 

Veja também: Há 60 mil espécies de árvores no mundo

 

O festival vai contar com uma ‘marcha oceânica’, um desfie de embarcações de vela ao redor de Manhattan e ao longo de 10 milhas náuticas de Manhattan e Brooklyn. O segundo evento principal será o Ocean Village, que será montado no Gentry State Park em Long Island com várias atividades e exposições sobre o oceano.

Artigo anterior

Campanha ‘Pergunte pelo Bio’ incentiva ao consumo de produtos biológicos

Próximo artigo

Os viajantes elegeram: estes são os hotéis mais luxuosos do mundo