Home»VIDA»CASA & FAMÍLIA»Espirros e primavera: Saiba onde os focos das alergias se escondem

Espirros e primavera: Saiba onde os focos das alergias se escondem

Não importa o quão cuidadosamente limpa a casa, a primavera dá o ar da sua graça e os alergénios espalham-se por todo o lado. Veja alguns cuidados a ter nesta fase do ano.

Pinterest Google+
PUB

Quando o pólen está no ar, qualquer camada exterior de roupa que vista ao ar livre está suscetível a recolher minúsculas partículas.

 

Os pólens pesados caem no chão e, apesar de não respirarmos os malditos, estes agarram-se ao calçado.

 

Faça uma limpeza intensiva às suas cortinas e persianas. Esta é, por norma, uma área da casa mais negligenciada e que acumula várias partículas de pólen.

 

Deixar as janelas do quarto abertas durante os dias ventosos de primavera pode fazer com que o pólen passe para a cama. No entanto, o pólen não é a sua maior preocupação quando se trata de alergénios na cama: os ácaros são mais comuns e podem causar espirros, tosse e comichão durante o ano todo.

 

Os peluches dos seus filhos são grandes ‘esponjas’ absorventes no que toca ao pólen, ácaros e afins.

 

Ainda que aspire com regularidade os tapetes e carpetes, infelizmente é muito difícil remover com eficácia todos os alergénios apenas com o aspirador.

 

A mobília também não está livre deste fenómeno primaveril. Faça uma limpeza regular para ajudar a remover o pó, os pelos de animais, etc. Tenha cuidado com a limpeza a vapor que mata os ácaros, mas pode promover o crescimento de mais alergénios.

 

Se usa produtos como, por exemplo, gel ou mousse, pode estar sujeita a intercetar minúsculos pedaços de pólen. O que lhe pode trazer alguma irritação ao couro cabeludo, assim como pode ser transferido para a roupa de cama quando se deitar.

 

 

Artigo anterior

Conheça tradições de Páscoa bem portuguesas

Próximo artigo

Os factos sobre o glúten