Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»Obenha mais resultados com apenas 20% de esforço

Obenha mais resultados com apenas 20% de esforço

É provável que, em algum momento, já ouviu falar no famoso Princípio de Pareto, que diz que 20% do que você faz dão origem a 80% dos resultados que obtêm. Este conceito foi identificado pelo economista Vilfredo Pareto, no início do século XX.

Pinterest Google+

Agora deve estar a perguntar-se “por que isso me pode ser útil?” A principal razão é ter consciência de que, muitas vezes, perde-se muito tempo com coisas que não trazem resultado ou qualquer benefício para si. É claro que é preciso esforçar-se para obter aquilo que deseja, mas a questão aqui é: será que está A investir o esforço necessário na ação que vai trazer os maiores e melhores resultados para si?

 

Reflita: quanto tempo perde, no seu trabalho, a ler e-mails desnecessários, a responder a mensagens de telemóvel, ou a dedicar-se a questões que não impactarão no resultado da empresa e do seu trabalho? Ao aprender a prioritizar as suas atividades, a simplificar processos, e a gerir o seu tempo de forma eficiente, seguramente chegará ao fim do dia com a certeza de que o seu dia rendeu positivamente.

 

No que está a investir a maior parte do seu esforço: a ler os inúmeros e-mails do seu correio eletrónico ou a ligar para a lista de clientes que podem gerar futuros contratos? 20% do esforço que investe nas atividades corretas converter-se-ão em 80% de resultados positivos no seu trabalho.

 

Durante os seus exercícios físicos, costuma focar-se no que está a fazer, com determinação, de forma a obter os resultados que deseja em menos tempo, ou passa o tempo no ginásio ao telemóvel, ou a falar com os outros sem se esforçar na sua atividade? 20% de foco que dá corretamente às tuas atividades físicas trarão 80% dos efeitos que busca para a sua saúde.

 

Dedica o seu tempo à amigos e pessoas que, verdadeiramente, lhe irão gerar momentos e sentimentos positivos e de satisfação? Ou perde o seu tempo tentando agradar a todos ou a fazer fofocas de outras pessoas? 20% dos seus amigos dão-lhe 80% de alegria e satisfação.

 

Existe uma parábola que conta a história de um jovem lenhador que, cheio de força e autoconfiança, observou um lenhador de mais idade, que cortava muito mais árvores em menos horas. Certo dia, intrigado, foi conversar com o velho senhor para entender o que ele fazia de diferente. O lenhador mais experiente disse: “Durante a maior parte do tempo em que já está aqui a cortar árvores, com o seu machado cego, eu dedico a afiar o meu machado. Dessa forma eu, em menos tempo, corto uma maior quantidade de árvores.»

 

Está a dedicar mais o seu tempo a afiar o machado ou a cortar as árvores com um machado sem corte? Observe as suas atitudes, onde investe seu tempo, com quem passa mais tempo. Simplifique a sua vida e dedique o seu esforço àqueles 20% que trarão aqueles 80% de satisfação.

Artigo anterior

Violino de Albert Einstein vendido por 418 mil euros

Próximo artigo

As 10 tendências do consumidor para 2018