Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»O verão chega a meio da manhã

O verão chega a meio da manhã

Amanhã de manhã, dá-se o solstício de verão e assinala-se o dia mais longo do ano. A partir daqui os dias começam a decrescer até ao inverno.

Pinterest Google+

O solstício de verão ocorre, em 2018, no dia 21 de junho às 11h07min, informa o Observatório Astronómico de Lisboa. A data marca o início da estação no hemisfério norte. O sol neste dia de solstício estará o mais alto possível no céu em Lisboa e aquando da sua passagem meridiana atingirá a altura máxima de 75° .

 

A 21 de junho de 2018, o disco solar nascerá às 06:11:46 horas e pôr-se-á às 21:04:53 horas em Lisboa. A duração do dia será de 14:53:07 horas, o que é apenas 1 segundo a mais do que no dia anterior, esclarece o Observatório Astronómico de Lisboa no seu site.  A partir de agora, os dias vão decrescendo até ao inverno. O verão prolonga-se por 93,66 dias até ao próximo equinócio, a 23 de Setembro de 2018.

 

VEJA TAMBÉM: METADE DOS PLÁSTICOS SÃO USADOS UMA ÚNICA VEZ: A POLUIÇÃO QUE GERAM NO MUNDO SEGUNDO A ONU

 

Em termos científicos, o solstício de verão consiste no momento em que o hemisfério norte se encontra diretamente voltado para o sol, inclinado a cerca de 23,26 graus em direção à estrela maior do sistema solar. No solstício de verão, neste hemisfério, os raios solares incidem perpendicularmente à superfície da terra no Trópico de Câncer (ou de Caranguejo).

 

Do latim ‘sol’ e ‘sistere’, a palavra solstício traduz-se em ‘sol parado’, uma vez que o sol parece manter-se à mesma altura em relação ao horizonte dias antes e depois do solstício de verão. À medida que os dias passam, é possível observar a estrela a nascer e a pôr-se um pouco mais a sul, assim como um pouco mais baixo quando o relógio indicar meio dia. Este é um processo que se mantém até que o sol atinja o ponto mais a sul do ano – o solstício de inverno.

 

Este momento tem sido celebrado durante séculos com as mais variadas tradições, em vários pontos do globo. No hemisfério norte, é geralmente celebrado a 21 de junho, mas, devido a uma lacuna no calendário Gregoriano, existe uma mudança de ano para ano que compensa o intervalo de tempo.

Artigo anterior

Batalha de petiscos: qual o menos calórico?

Próximo artigo

Como melhorar a sexualidade: 10 dicas sempre em dia