Home»BEM-ESTAR»CORPO»O triângulo do sucesso: treino + descanso + alimentação

O triângulo do sucesso: treino + descanso + alimentação

Se tens um objetivo em mente relacionado com o teu corpo, não podes pensar apenas e só no treino que vais fazer para o atingir. Seja aumento de massa muscular, tonificação, etc…. Há mais dois fatores de igual importância: a alimentação e o descanso. Vamos lá então de uma forma simples perceber como funciona o triangulo do sucesso.

Pinterest Google+
PUB

O DESCANSO

O descanso é necessário para atingir o objetivo! Muitas vezes queremos tanto atingir os resultados que a nossa mente está sempre focada no exercício, mas se não descansares não vais atingir o que pretendes.

 

Para quem pratica atividades físicas, a importância de uma boa noite de sono como complemento de um programa de treino é absolutamente fundamental. O descanso não é apenas importante para os músculos, mas também para as células do tecido muscular (células-tronco especializadas na construção de fibra muscular).

 

Dorme pelo menos 8 horas: muitos estudos reportam uma maior capacidade de recuperação corporal em processos como a síntese proteica, reparação de tecidos durante o sono.

 

O descanso reduzido e consequentemente o overtraining podem causar resultados indesejados na tua disposição, níveis de saúde, condição física e psicológica, tais como: níveis fracos de energia, insónias, fadiga crónica, redução de massa muscular ou enfraquecimento do sistema imunitário.

 

DICA: Tira um ou dois dias de folga do exercício!

 

A ALIMENTAÇÃO

A atividade física sem uma alimentação adequada pode conduzir a efeitos exatamente contrários aos desejados. Uma alimentação que forneça os nutrientes certos no momento certo ao organismo é o que o vai permitir obter energia para desempenhar os esforços físicos, para recuperar e se adaptar após a sua realização e manter as condições de saúde, mesmo perante a presença de “stress físico”. Se não adaptares a tua alimentação ao teu objetivo o efeito pode ser o contrário e ainda comprometer o normal funcionamento do organismo.

 

Não te esqueças de beber muita água. Hidratar é fundamental! Não importa a hora e o momento. Antes, durante e depois, beber água é essencial em qualquer atividade física.

 

DICA: define um objetivo claro e consulta um nutricionista!

 

A OMS recomenda a prática regular de atividade física. Todos os dias ou a maior parte dos dias da semana, pelo menos 30 minutos e com intensidade suficiente, para aumentar a frequência cardíaca. Andar a pé ou de bicicleta, correr, nadar, dançar, são algumas das opções para quem quer ser mais ativo e se preocupa com a sua saúde.

 

O TRIÂNGULO DO SUCESSO

Por esta altura já deves ter percebido que não basta treinar bem. Eu, como profissional de exercício físico, sou apenas um vértice deste triângulo. Queres atingir o teu objetivo? Tens de pensar nos outros dois vértices, pois só assim o vais conseguir. Deixo-te uma figura ao lado para conseguires de uma forma simples visualizar tudo aquilo que expus anteriormente.

 

O círculo azul é onde está o teu resultado, o teu desejo, o teu objetivo.

Treina bem!

Come bem!

Dorme bem!

 

Bons treinos!!!

Artigo anterior

Novo site propõe sessões de meditação em português

Próximo artigo

Pessoas com diabetes representam um terço das mortes por COVID-19 no Reino Unido