O triângulo do sucesso: treino + descanso + alimentação
Se tens um objetivo em mente relacionado com o teu corpo, não podes pensar apenas e só no treino que vais fazer para o atingir. Seja aumento de massa muscular, tonificação, etc…. Há mais dois fatores de igual importância: a alimentação e o descanso. Vamos lá então de uma forma simples perceber como funciona o triangulo do sucesso.
O DESCANSO
O descanso é necessário para atingir o objetivo! Muitas vezes queremos tanto atingir os resultados que a nossa mente está sempre focada no exercício, mas se não descansares não vais atingir o que pretendes.
Para quem pratica atividades físicas, a importância de uma boa noite de sono como complemento de um programa de treino é absolutamente fundamental. O descanso não é apenas importante para os músculos, mas também para as células do tecido muscular (células-tronco especializadas na construção de fibra muscular).
Dorme pelo menos 8 horas: muitos estudos reportam uma maior capacidade de recuperação corporal em processos como a síntese proteica, reparação de tecidos durante o sono.
O descanso reduzido e consequentemente o overtraining podem causar resultados indesejados na tua disposição, níveis de saúde, condição física e psicológica, tais como: níveis fracos de energia, insónias, fadiga crónica, redução de massa muscular ou enfraquecimento do sistema imunitário.
DICA: Tira um ou dois dias de folga do exercício!
A ALIMENTAÇÃO
A atividade física sem uma alimentação adequada pode conduzir a efeitos exatamente contrários aos desejados. Uma alimentação que forneça os nutrientes certos no momento certo ao organismo é o que o vai permitir obter energia para desempenhar os esforços físicos, para recuperar e se adaptar após a sua realização e manter as condições de saúde, mesmo perante a presença de “stress físico”. Se não adaptares a tua alimentação ao teu objetivo o efeito pode ser o contrário e ainda comprometer o normal funcionamento do organismo.
Não te esqueças de beber muita água. Hidratar é fundamental! Não importa a hora e o momento. Antes, durante e depois, beber água é essencial em qualquer atividade física.
DICA: define um objetivo claro e consulta um nutricionista!
A OMS recomenda a prática regular de atividade física. Todos os dias ou a maior parte dos dias da semana, pelo menos 30 minutos e com intensidade suficiente, para aumentar a frequência cardíaca. Andar a pé ou de bicicleta, correr, nadar, dançar, são algumas das opções para quem quer ser mais ativo e se preocupa com a sua saúde.
Por esta altura já deves ter percebido que não basta treinar bem. Eu, como profissional de exercício físico, sou apenas um vértice deste triângulo. Queres atingir o teu objetivo? Tens de pensar nos outros dois vértices, pois só assim o vais conseguir. Deixo-te uma figura ao lado para conseguires de uma forma simples visualizar tudo aquilo que expus anteriormente.
O círculo azul é onde está o teu resultado, o teu desejo, o teu objetivo.
Treina bem!
Come bem!
Dorme bem!
Bons treinos!!!