Home»LAZER»DICAS & VIAGENS»O top das cidades com mais parques verdes em Portugal

O top das cidades com mais parques verdes em Portugal

O norte do país lidera o top 10 das cidades portuguesas com a maior superfície de parques e jardins por habitante, segundo uma pesquisa realizada pela plataforma Holidu. Se gosta de relaxar à sombra das árvores, tomar uma bebida com os seus amigos sentados na relva, ou ler um bom livro debaixo do sol, tem largas extensões de parques para usufruir nestas cidades.

Pinterest Google+
PUB

Porto | 0.57m2/1000 hab (Parques e jardins)

Porto com 0.57m2 de parques e jardins por 1000 habitantes é oficialmente coroada a cidade mais verde de Portugal. O parque da cidade do Porto (Porto City Park) é o maior e mais popular parque da cidade com mais de 80 hectares de terreno. Perfeito para piqueniques com a família, socializar com os amigos e praticar atividade física. Todos os anos este parque atrai inúmeros turistas onde facilmente se perdem nos 10km de caminhos existentes.

 

Maia | 0.40 m2/1000 hab (Parques e jardins)

Maia ocupa o segundo lugar no pódio com 0.40m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Pode visitar, entre outros, o Parque de Avioso onde somos convidados a imaginar e sentir a harmonia que povoa o parque, quer pelos arvoredos, típicos de uma floresta espontânea, quer pela paisagem magnífica que o parque proporciona.

 

Vila do Conde | 0.38 m2/1000 hab (Parques e jardins)

Vila do Conde completa o pódio com 0.38m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Entre o Cais das Lavandeiras e a ponte que atravessa o Rio Ave está a Praça da República onde se insere um bonito jardim ladeado pelo rio e por casas dos séculos XVIII e XIX. Se quiser praticar exercício físico, visite o Parque de Jogos Municipal com campo de voleibol de praia, campo de ténis e campo de basquetebol.

 

VEJA TAMBÉM: CONHEÇA OS 13 PARQUES NATURAIS PORTUGUESES

 

Braga | 0.35m2/1000 hab (Parques e jardins)

De seguida vem Braga com 0.35m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Quando falamos de jardins em Braga não podemos excluir os Jardins do Santuário do Bom Jesus. Com estátuas e fontes barrocas, rodeadas por um manto de vegetação sendo um dos destinos mais procurados por bracarenses e visitantes. Salientamos ainda a magnífica vista que pode assistir no Miradouro, impressionando sempre quem lá vai.

 

Portimão | 0.35m2/1000 hab (Parques e jardins)

No sul, encontramos Portimão, ocupando o quinto lugar na tabela com 0.35m2 de parques e jardins por 1000 habitantes.  O Parque da Juventude é o centro para passear ou para praticar desporto. Composto por um magnífico passadiço para passear junto às árvores, uma pista para carros telecomandados, uma pista de BMX e diversos quiosques onde pode descansar depois desta aventura toda.

 

Oeiras | 0.30m2/1000 hab (Parques e jardins)

Em sexto lugar temos Oeiras com 0.30m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Não é difícil entender como esta região entra na classificação. Um dos parques mais conhecidos é o Parque dos Poetas. Também conhecido como “museu ao ar livre” único em Portugal associando, no mesmo espaço, a poesia, a arte escultórica e a natureza num tributo à cultura portuguesa. Estendendo-se entre Paço de Arcos e Oeiras representa 60 poetas de diferentes épocas literárias. Aprenda e divirta-se ao mesmo tempo!

 

Lisboa | 0.29m2/1000 hab (Parques e jardins)

A capital portuguesa ocupa um tímido sétimo posto com 0.29m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Aqui encontramos o belíssimo Parque Eduardo VII, o maior espaço verde no centro da cidade. Hoje ocupa cerca de 25 hectares, a grande maioria com grandes zonas verdes e arborizadas. Contudo este parque é uma caixa cheia de surpresas, aqui pode encontrar: O pavilhão Carlos Lopes onde pode conhecer a história do primeiro atleta português a ganhar uma medalha de ouro nos jogos olímpicos, a estufa fria repleta de pequenos lagos, plantas e cascatas, o jardim Amália Rodrigues em homenagem à famosa fadista portuguesa, onde pode fazer um piquenique e por último Miradouro do Parque Eduardo VII oferecendo uma vista espectacular sobre a cidade.

Viseu | 0.29m2/1000 hab (Parques e jardins)

Viseu ocupa a oitava posição apresentando 0.29m2 de parques e jardins por 1000 habitantes. Nesta região, encontrará o Parque do Fontelo que para além de uma grande zona verde enriquecida por muitas espécies de árvores seculares, perfeita para caminhadas com a família, encontrará também piscinas, campos de ténis e de futebol, onde o cuidado com a preservação do ambiente mereceu o “Prémio Quercus 1993 – Iniciativa Autárquica”.

 

Loulé | 0.29m2/1000 hab (Parques e jardins)

Estando a terminar a classificação, não nos podemos esquecer de Loulé, com 0.29m2 de parques e jardins por 1000 habitantes, e todas as suas zonas verdes. Apesar de ocupar o nono lugar, é uma zona privilegiada e muito bonita. A Fonte de Benémola, no interior do concelho de Loulé, é um local de rara beleza com mais de 300 espécies de plantas que pode observar com a sua família, ao longo da ribeira pode observar peixes, salamandras e sapos, nunca deixando indiferentes as crianças mais curiosas. Prepare os sentidos para absorver toda esta beleza e percorra os trilhos assinalados num circuito pedestre de 4,5 km.

 

Almada | 0.27m2/1000 hab (Parques e jardins)

Na margem sul, Almada, com 0.27m2 de parques e jardins por 1000 habitantes, ocupa a última posição na tabela. Apesar deste lugar na tabela existe um magnífico parque mesmo no seu centro. Envolto pela cidade de Almada, o Parque da Paz representa um espaço de lazer que apela a todos os sentidos. Abetos, pinheiros e oliveiras são alguns dos elementos que compõem as 114 espécies de árvores, arbustos e herbáceas da flora. Para quem gosta de animais, o lago dos cisnes e dos patos-reais é o sítio ideal para levar as crianças. Seja para ter um pouco de paz longe do bulício urbano, praticar desporto num espaço de singular amplitude, ou fazer piqueniques no jardim, o Parque da Paz é o expoente máximo no concelho.

 

A classificação foi elaborada a partir de dados extraídos do Open Street Maps, considerando as 50 principais cidades portuguesas. Foram calculados os totais de metros quadrados de cada parque e jardins rotulados como tal (“leisure=park” e “leisure=garden” ) no interior de cada cidade, uma vez que são desenhados na plataforma. Todos os resultados por cidade foram somados e a relação de metros quadrados por habitante foi calculada, com base na qual as cidades foram ordenadas.

 

Veja imagens dos parques e jardins na galeria no início do artigo.

 

VEJA TAMBÉM: 

DESCUBRA A GRANDE ROTA DA RIA DE AVEIRO

PORTUGAL TRADICIONAL: DESCUBRA DESTINOS IMPERDÍVEIS NO PAÍS

VIAGEM AO NEOLÍTICO: JÁ CONHECE O CROMELEQUE DOS ALMENDRES?

 

 

Artigo anterior

Ananás: combate à celulite e à gordura localizada

Próximo artigo

A história do Dia Internacional da Mulher