Home»ATUALIDADE»NOTÍCIAS»O seu protetor solar tem SPF suficiente?

O seu protetor solar tem SPF suficiente?

Com a chegada do calor, é importante que haja um cuidado acrescido com a pele. Porém, os rótulos dos produtos nem sempre correspondem à verdade, diz um estudo.

Pinterest Google+
PUB

De acordo com um relatório recente da ‘Consumer Reports’, uma organização independente de defesa do consumidor dos EUA, o rótulo que informa a quantidade de SPF contida nos protetores solares não fornece informação rigorosa.

 

A organização independente testou 65 protetores solares resistentes à água rotulados com 30 SPF ou mais. Após a experiência determinou que em 28 produtos – ou seja em 43% da amostra testada –  o nível de proteção anunciado não correspondia à verdade.

 

Veja a galeria: Mitos desmistificados sobre o cancro

 

«Só porque um protetor solar promete oferecer um certo nível de proteção não significa que o faça. Criamos e divulgamos estas classificações para garantir que os consumidores sejam informados sobre quais os protetores solares que funcionam melhor, para que se possa proteger e à família das danificações da exposição solar», disse Trisha Calvo, vice-editora de Saúde e Alimentos da ‘Consumer Reports’, num comunicado.

 

Foram analisados, também, dados de quatros anos de testes com protetores solares – 104 produtos no total – e descobriu-se que 50% dos números impressos na embalagem não correspondiam ao conteúdo. Os dados mostraram, ainda, que os protetores solares minerais e que aclamam ser naturais são aqueles que mais apresentam divergência entre o SPF do rótulo e o verdadeiro SPF do creme.

 

Veja a galeria: Já conhece o código europeu contra o cancro?

 

O SPF ou fator de proteção solar é a medida que determina a capacidade de proteção solar para evitar os raios UV prejudiciais à pele. A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo recomenda a utilização de protetor solar em qualquer momento do dia, quando em contacto com o sol, e não apenas quando se vai à praia ou à piscina. Quando for à praia, é aconselhável que aplique protetor solar com um fator de proteção igual ou superior a 30, trinta minutos antes, e que a aplicação seja renovada de 2 em 2 horas.

Artigo anterior

Tristana Esteves Cardoso é a nova embaixadora da Miitik Kids

Próximo artigo

E se não tivesse vergonha de verbalizar o prazer que sente?