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O seu corpo fala mais alto do que as suas palavras

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A observação da linguagem corporal do seu interlocutor permite identificar as suas lacunas de comunicação. Por exemplo, se o seu interlocutor se fecha é porque as suas atitudes ou formas de estar induzem a esse bloqueio. Desta forma, através da observação, você tomará consciência dos pontos a melhorar. Na comunicação, as duas partes (emissor e recetor) entram num processo simbiótico. O que você é tem repercussões na outra parte, e vice-versa. Quanto mais honesto for com o outro, mais eficaz será a comunicação e o relacionamento tornar-se-á mais claro dado que o seu interlocutor sentirá a congruência da mensagem.

 

Quando observar conscientemente o corpo e o rosto do seu interlocutor, bem como a dinâmica dos seus movimentos, conseguirá obter a informação necessária para saber como está em relação a si. As ações/atitudes que refletem os valores mais procurados no mundo dos negócios e o relacionamento entre a nossa forma de comunicar não verbalmente e a nossa Imagem (a expressão facial, o sorriso, os gestos, a postura e o espaço físico).

 

Sabia que os valores mais procurados no mundo dos negócios são a honestidade, acessibilidade, sucesso e autoconfiança? Por isso deixo aqui algumas dicas…

 

A honestidade é transmitida através de:

  • Contacto visual directo: Evitar o contacto visual (na nossa cultura occidental) pode transmitir desde incerteza até estresse e falta de auto-estima, factores que podem ser associados à falta de honestidade
  • Rosto positivo e expressivo: Transmite paz interior e confiança em si próprio, característicos de uma pessoa honesta
  • Escuta activa: Mostrar interesse pelos outros demonstra confiança em quem você é e na sua integridade pessoal
  • Discurso sem pressas nem hesitações: Um ritmo moderado, livre de estresse e ansiedade transmite veracidade
  • Gestos calmos e abertos: Ver-se calmo e ser capaz de comunicar com gestos abertos só pode ser sustentado durante situações de estresse ou sob pressão se estarmos a ser honestos

 

Atitudes de uma pessoa acessível:

  • Sorri mais
  • Se apresenta a si próprio imediatamente
  • Faz de uma conversa banal uma oportunidade para estabelecer ligações e bons relacionamentos
  • Coloca-se fisicamente próximo das pessoas com quem fala sem invadir o espaço íntimo
  • Escuta com o mesmo entusiasmo com que fala
  • Demonstra empatia através das expressões faciais e gestos

 

O sucesso transmite-se  através de:

  • Postura ereta e energética
  • Aperto de mão firme e direto
  • Fala claramente e a uma velocidade moderada
  • Medita antes de responder a uma questão ou situação inesperada
  • Se vê livre de estresse porque tem tudo sob controlo
  • Utiliza o contacto visual quando fala e quando escuta
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