Home»VIDA»CARREIRA»O seu ambiente de trabalho é positivo e saudável? Saiba identificar os sinais

O seu ambiente de trabalho é positivo e saudável? Saiba identificar os sinais

Empresas que não valorizam nem investem nos seus colaboradores colocam em risco o seu próprio sucesso e estendem a ‘passadeira vermelha’ à fuga dos talentos. Em contexto de trabalho remoto, o desafio é ainda maior. Saiba como reconhecer uma empresa com um ambiente de trabalho saudável e positivo.

Pinterest Google+
PUB

Qual a organização que não quer ter equipas motivadas, felizes e produtivas? Parece um clichê, mas a verdade é que nem todas as empresas têm uma cultura que valorize os seus recursos e capaz de reter talento nos seus quadros: uma cultura que ultrapassa a política salarial e a postura vincadamente hierárquica do “eu pago, posso, quero e mando”.

 

Potenciar o bem-estar, a saúde física e mental e a satisfação dos colaboradores é cultivar um terreno para resultados positivos nos mercados em que cada organização se posiciona. Todos ganham, empresas e colaboradores.

 

Seja uma empresa, seja um profissional à procura de uma posição à medida do seu talento, aprenda a identificar os sinais de um ambiente de trabalho saudável, indicados pela Adecco Portugal, e que fomentam a excelência, a produtividade e a camaradagem.

 

VEJA TAMBÉM: TRABALHAR EM CASA: REGRAS A NÃO ESQUECER

 

Sinais de um ambiente de trabalho positivo:

  1. Valores positivos

Uma declaração de missão positiva descreve os objetivos e o comportamento demonstrativo que exemplificam o mais alto compromisso de qualidade e serviço uns com os outros, a empresa, os clientes e os acionistas. A empresa pretende alcançar os seus objetivos de uma forma ética e honesta com um elevado sentido de propósito para a melhoria do planeta e da humanidade.

 

  1. Ambiente descontraído e produtivo

As pessoas gostam de vir trabalhar e sentirem-se apreciadas, reconhecidas e recompensadas. Os sinais de medo, dominação, intimidação, assédio sexual e intimidação estão ausentes. Criatividade, produtividade e pensamento inovador florescem.

 

  1. Compromisso de excelência

Os colaboradores dão 200% num local de trabalho positivo. Esforçam-se por ser os melhores no fornecimento de produtos e serviços de qualidade. Eles assumem a responsabilidade pelas suas ações e decisões.

 

 

  1. Comunicação aberta e honesta

Todos comunicam abertamente, resolvendo as dificuldades de uma forma positiva. Não há jogos dúbios desagradáveis ou esquemas de vingança quando é dado um feedback difícil. Em vez de um “puxão de orelhas” negativo, os funcionários acolhem o feedback como uma oportunidade de crescimento.

 

  1. Cooperação, apoio e capacitação

Atitudes de cooperação e empoderamento são sinais óbvios de bem-estar no local de trabalho. Os colaboradores têm um sentido de camaradagem, cooperação e empoderamento. A competição saudável existe sem vinganças ou rancores envolvidos.

 

  1. Sentido de humor

Os funcionários mantêm as coisas em perspetiva, divertem-se e riem-se. O riso liberta endorfinas, os nossos antidepressivos naturais.

 

  1. Compaixão, respeito e compreensão

A bondade e a compreensão prevalecem quando os colaboradores têm de lidar com acidentes, doenças, tragédias pessoais e catástrofes naturais. As pessoas tendem a esforçar-se mais pelos outros quando são bem tratadas e com compreensão, compaixão e respeito.

 

VEJA TAMBÉM: SETE PASSOS ATÉ À PROMOÇÃO (SEGUNDO UMA GESTORA DE CARREIRAS)

 

  1. Flexibilidade

A empresa e os seus funcionários abraçam a mudança, adaptam-se às novas tendências e tecnologias, e incorporam novas competências. Eles sabem que se não o fizerem, o negócio acabará por se tornar obsoleto. Como diz o ditado, “a mudança é a única constante da vida”.

 

  1. Reforço positivo

As pessoas precisam de reconhecimento, apreço e gratidão para se manterem motivadas. Elogios, recompensas, bónus, aumentos ou promoções são a energia que nos faz mover. A empresa agradece regularmente aos colaboradores por este meio.

 

  1. Benefícios na saúde, família e ambiente

A empresa oferece um seguro de saúde abrangente, com programas de perda de peso, cessação do tabagismo e abuso de substâncias. A cafetaria da empresa oferece um menu saudável e o ginásio da empresa está equipado com equipamento de exercício físico. A empresa oferece o reembolso para a creche ou o acolhimento de crianças no local. Estes são apenas alguns exemplos do que poderá encontrar num local de trabalho positivo. Valorize ainda se o escritório dispõe de iluminação natural e embutida com lâmpadas incandescentes em vez de halogéneas ou fluorescentes… quando puder trabalhar presencialmente. A organização tem consciência ambiental, encorajando a energia solar e a reciclagem.

 

 

Artigo anterior

Microblading: sobrancelha definida

Próximo artigo

Drama Queen? Meça o seu nível dramático segundo um estudo