Home»BEM-ESTAR»CORPO»O ritmo certo do coração e a nossa saúde

O ritmo certo do coração e a nossa saúde

É através do ritmo circadiano da terra que o nosso corpo cumpre com todos os ritmos fisiológicos, psicológicos e bioquímicos que influenciam a nossa saúde.

Pinterest Google+
PUB

O movimento de rotação da Terra em torno do seu eixo central estrutura toda a vida do planeta. É este movimento que nos dá o dia e a noite e que nos confere um padrão de vida, o qual nos permite trabalhar, dormir, descansar, comer e agir em pleno de todas as nossas capacidades humanas.

 

E é através do ritmo circadiano da terra que o nosso corpo cumpre com todos os outros ritmos fisiológicos, psicológicos e bioquímicos que influenciam a nossa saúde.  Estamos em maio, mês do nosso calendário em que se assinalam os cuidados preventivos da saúde cardíaca para que tenhamos sempre um coração saudável e uma vida longa e com bem-estar.

 

Para isso é importante ter uma irrigação sanguínea regular. Nenhum órgão do corpo poderá funcionar bem sem um coração saudável. O nosso coração age como uma bomba muscular poderosa que impulsiona o movimento do sangue onde é transportado o oxigénio e os alimentos. E é também através deste impulso cardíaco que o corpo elimina as toxinas que circulam no sistema linfático. A linfa precisa do coração para circular ou terá de ser estimulada manualmente.

 

VEJA TAMBÉM: INTESTINO, O LABORATÓRIO DA FELICIDADE

 

Nele circulam por dia cerca de trinta litros ao longo de cada ano da nossa vida. Está provado que a saúde do coração depende de um corpo e mente tranquilos. O doente cardíaco vive em competição consigo próprio e com o universo ao seu redor. São por norma pessoas exigentes que vivem em permanente tensão e normalmente trabalham muitas horas, alimentam-se mal, dormem pouco, são perfeccionistas e incapazes de se descontraírem.

 

Como fazer então para proteger este órgão tão importante de forma a estar saudável? Com prevenção, este é o caminho adequado para mantermos uma visa harmoniosa. Através dos cuidados primários de saúde podemos reduzir e até impedir que se desenvolvam doenças crónicas.

 

A alimentação é a base principal de um corpo e mente sãos. Depois seguem-se uma boa hidratação, atividade física, e descanso adequado. Manter o coração saudável deve ser uma prática que se adquire desde a infância e deveria ser explicado em todas as escolas do ensino primário.

 

O segredo passa por consumir alimentos de gordura saudável (peixes, oleaginosas e aves), antioxidantes (vermelhos, roxos e amarelos), que estimulem o oxigénio (verdes e brancos), praticar 1 hora de caminhada diária ou outro exercício de manutenção, beber cerca de 1,5litros de água ao longo do dia e repousar cerca de 8 horas seguidas.

 

Quando chegamos à idade adulta, a vida do quotidiano e as responsabilidades profissionais e familiares, causam na maior parte das populações alterações de hábitos de boas práticas de saúde e bem-estar. Torna-se por isso cada vez mais necessário que através da sensibilização das organizações empresariais sejam criadas práticas de informação sobre saúde preventiva e de qualidade de vida. Este é o caminho para que toda a nossa vida seja feita de forma sustentável, enquadrada no ritmo certo do planeta terra que habitamos.

Artigo anterior

Criado Observatório Fluvial Ibérico para melhorar a saúde dos rios

Próximo artigo

Teleféricos: uma viagem pelas alturas em Portugal