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O que resulta mais: dieta ou exercício?

Se pudesse pesar numa balança a fórmula mais eficaz para a perda de peso, qual ganharia: a dieta ou o exercício? Esta é uma questão que divide opiniões e nós fomos à procura de respostas.

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Todos sabemos que uma dieta saudável combinada com a prática regular de exercício físico é a chave para a perda de peso e para a manutenção de um corpo saudável. Porém, a questão coloca-se: se opusermos uma contra a outra, ou seja, dieta vs exercício, com a qual conseguimos obter melhores resultados?

 

De acordo com um vídeo lançado pelo canal de Youtube ‘AsapScience’, o que coloca no seu corpo é mais importante do que a forma como o move. Este vídeo explica que cortar nas calorias que consome diariamente é mais vantajoso do que correr na passadeira, porque leva menos tempo a chegar ao mesmo resultado. Tem duas hipóteses: vestir a sua roupa de ginásio, ir treinar e voltar para casa e tomar banho, ou pode simplesmente não comer aquele chocolate que tem guardado na mesinha de cabeceira.

 

Um estudo realizado em 2015 vai na mesma linha. No caso, defende que o exercício físico é fundamental para ter uma vida saudável, mas muitas vezes pode não promover a perda de peso. Isto porque, diz o estudo, o exercício aumenta o apetite de muitas pessoas e, logo, acaba por ajudar a manter o peso e não a perde-lo, apesar do gasto calórico conseguido no esforço físico.

 

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Deste modo, com ou sem o aumento da atividade física, o controlo de calorias é a chave para perder ou manter peso. Os autores deste estudo partilham da opinião de que o treino pode queimar calorias inicialmente, mas eventualmente o corpo ajusta-se. «A atividade física é crucialmente importante para melhorar os níveis globais de saúde, mas há poucas evidências que sugerem que possa diminuir o aumento da obesidade» garantem os autores do estudo, segundo o artigo revelado no ‘Jornal Internacional de Epidemiologia’.

 

Segundo os especialistas, o tempo de exercício físico necessário para a perda de um quilo (cerca de sete mil calorias) é de doze horas de esforço intensivo. Relembram, no entanto, que uma dieta pode representar uma perda rápida de substâncias essenciais para os órgãos vitais, especialmente se não for acompanhada por um médico. Na verdade, uma dieta inadequada pode representar um aumento de peso, visto que o organismo vê-se obrigado a recorrer a outros elementos quando se vê privado de certos nutrientes.

 

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