Saiba o que os oceanos representam para a vida na Terra
Desde a década de 1990, a poluição hídrica piorou em quase todos os rios e, consequentemente, nos mares. Estima-se que a deterioração da qualidade da água aumente ainda mais nas próximas décadas, e como tal também as ameaças à saúde humana, ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Conheça alguns factos, divulgados pela ONU, sobre os oceanos e o que representam para a vida na Terra. A 8 de junho, assinala-se o Dia Mundial dos Oceanos.
– Os oceanos (a sua temperatura, a química, as correntes e a vida marinha) mantêm os sistemas globais que tornam a Terra habitável para a humanidade.
– A água de chuva, a água potável, o tempo, o clima, as zonas costeiras, grande parte da nossa comida, e até mesmo o oxigénio que respiramos são todos fornecidos e regulados pelo mar.
– Ao longo da história, os oceanos e os mares têm sido condutas vitais para o comércio e transporte. A gestão cuidadosa deste recurso global é essencial para um futuro sustentável.
– Os oceanos cobrem três quartos da superfície terrestre, contêm 97 por cento da água da Terra e representam 99 por cento do espaço vivo no planeta, em termos de volume.
VEJA TAMBÉM: FORMAS DE AJUDAR (SEMPRE) O AMBIENTE
– Mais de três mil milhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para a sua subsistência.
– Globalmente, o valor de mercado dos recursos e indústrias marinhas e costeiras é estimado em 2,6 triliões de euros por ano, cerca de 5% do PIB global.
– Os oceanos contêm cerca de 200.000 espécies identificadas, mas os números reais podem chegar aos milhões.
– Os oceanos absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos humanos, fazendo tampão aos impactos do aquecimento global.
– Os oceanos são a maior fonte de proteína do mundo, com mais de 2,6 mil milhões de pessoas a dependerem dos oceanos como principal fonte de proteína.
– A pesca marítima emprega, direta ou indiretamente, mais de 200 milhões de pessoas.
– Os subsídios para a pesca estão a contribuir para o esgotamento rápido de muitas espécies de peixes.
– Até 40 por cento dos oceanos são fortemente afetados por atividades humanas, incluindo poluição, pesca e perda de habitats costeiros.
– Todos os anos, 100.000 animais marinhos são mortos devido ao plástico despejado no mar.