Home»BEM-ESTAR»CORPO»O que é cycling indoor? Quais os seus benefícios?

O que é cycling indoor? Quais os seus benefícios?

Desde um alto gasto calórico, perda de peso, tonificação dos membros inferiores, aumento da resistência cardiovascular, otimização da frequência cardíaca e alívio do stress, os benefícios da cycling indoor podem ser muitos. Aliás pode ser a solução perfeita para eliminar de vez o peso extra e conquistar aquele corpo em forma que a maior parte dos praticantes procuram, de maneira saudável e em pouco tempo. O segredo da atividade está no seu alto gasto calórico que pode chegar a 600kcal em uma hora.

Pinterest Google+
PUB

cycling indoor é um exercício muito procurado nos ginásios e nesta altura de confinamento, através de aulas virtuais, também em casa ou até mesmo nos próprios ginásios, de maneira a colmatar as restrições relacionadas com o número de pessoas por aula. Este tipo de aula alia música, animação, simplicidade e um grupo com o mesmo foco, que juntos podem fazer uma combinação perfeita para qualquer exercício.

 

Traduzido do inglês, cycling indoor significa ciclismo indoor, que Não é nada mais que um exercício aeróbio ao som da música, com uma bicicleta estática. Sendo um tipo de movimento que não é novidade para ninguém, pois a maior parte de nós em alguma fase da nossa vida já utilizamos uma bicicleta.

 

Esta modalidade criada pelo ciclista sul-africano Jonathan Golderg entre as décadas de 1980 e 1990 é bastante intensa. O cycling indoor no ginásio tem acompanhamento de um profissional do desporto.

 

VEJA TAMBÉM: QUATRO EXERCÍCIOS COMBINADOS PARA CONTINUAR A MANTER A FORMA DURANTE AS FÉRIAS

 

A ideia é simular as condições do mesmo exercício realizado ao ar livre, mas numa bicicleta estática, por isso, em alguns momentos vai exigir bastante força do praticante, porque o instrutor vai simular a passagem por diversas superfícies e inclinações.

 

Numa aula de cycling indoor para iniciantes ou até mesmo para os mais experientes praticantes, não devem ser esquecidos os cuidados a ter, como uma boa alimentação prévia e a hidratação, por ser um treino bastante dinâmico e exigente.

 

Cycling indoor para perda de peso 

Em geral as aulas costumam durar cerca de 45 minutos e isso leva a um gasto calórico de aproximadamente 600 kcal.  As bicicletas usadas para esse tipo de prática contam com algumas variações de velocidade e podem simular percursos, com aspetos diferentes de dificuldade o que faz variar o gasto calórico por aula.

 

Fortalece o sistema cardiovascular e respiratório 

Por ser um exercício que une o treino aeróbio de média e alta intensidade, vai proporcionar grandes benefícios na circulação sanguínea e á nossa respiração. Há uma espécie de sincronização com os movimentos do corpo, gerando um fluxo de energia intenso, em prol das funções vitais do organismo.

 

Com a corrente sanguínea a funcionar no seu máximo, os pulmões conseguem receber o oxigênio de maneira mais eficiente e os nutrientes necessários para o corpo são distribuídos entre as células. Inclusive, o bombeamento eficaz do coração ajuda a minimizar o risco de paragens cardiorrespiratórias.  Pelo facto de aumentar a resistência do corpo, os treinos deste tipo são uma ótima maneira de fortalecer o sistema imunológico, ficando menos suscetível a doenças.

CARDIO

Alívio do impacto nas articulações 

Uma aula de cycling Indoor tem grande benefício de aliviar o impacto nas articulações e, se realizado de forma correta torna-se num exercício aeróbio até muito acessível.

 

Redução da pressão arterial 

Quem pedala com frequência numa aula de cycling indoor aumenta a quantidade e qualidade dos vasos sanguíneos, fazendo com que a pressão arterial diminua, contrariando o stress que temos no dia a dia.

 

Diminuição do stress e da depressão 

O cycling indoor estimula a liberação de endorfina, hormona que promove a sensação de bem-estar e prazer. Por isso, pode ser eficaz para aliviar o stress e prevenir a depressão.

 

É um exercício para todos 

A bicicleta estática tem diversas regulações e em termos mecânicos permite-nos adaptá-la ás necessidades de cada aluno, por terem diferentes alturas e/ou outras necessidades articulares. Além disso, algumas salas mais modernas contam com um sistema de monitorização da Frequência Cardíaca em tempo real, tornando assim um treino mais individualizado.

 

Fortalecimento das pernas e da região lombar 

Os exercícios em bicicletas trabalham as coxas, os glúteos e a zona lombar, que, juntos formam a grande cadeia muscular. Essa solicitação vai-se refletir de uma forma muito positiva no dia a dia dos praticantes, pois são muito usados esses músculos.

 

Melhoramento da frequência cardíaca 

Ao pedalar os batimentos cardíacos tendem a necessitar de um número de batidas menor para a mesma intensidade de treino. Além disso, a frequência cardíaca recupera-se rapidamente, nos momentos de pausa entre estímulos fortes. Para quem é iniciante é uma ótima prática para aumentar a frequência respiratória. Assim, situações do dia a dia que geravam desconforto, como subir escadas começam a ficar agora, mais fáceis, depois de começarem a praticar o cycling indoor.

 

DICA FINAL 

Há algo essencial que se não for solicitado poderá levar ao abandono prematuro desta atividade física, acabando por não beneficiar de todas estas vantagens. É muito importante não fazer esta aula pela primeira vez sem pedir orientação a um profissional de desporto, que, neste caso, será o professor que dá a aula. Só desta maneira é possível receber ajuda para ajustar a bicicleta de uma forma correta e, também, receber algumas dicas iniciais para “sobreviver” a uma primeira aula, sem Situações desconfortáveis e, já com algum conhecimento do que se vai passar.

 

BOAS PEDALADAS E BONS TREINOS!!!

Artigo anterior

A (in)coerência dos pais na alimentação dos filhos

Próximo artigo

Está numa relação tóxica e sem futuro?