Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»O que distingue as pessoas felizes

O que distingue as pessoas felizes

A ciência diz que apenas controlamos 12 por cento das coisas que determinam a nossa felicidade. No entanto, se fizer as escolhas certas, isto é suficiente para ser feliz.

Pinterest Google+
PUB

O dicionário de língua portuguesa descreve a felicidade como uma ‘sensação real de satisfação plena’. É este sentimento de realização que todos procuramos mas só alguns parecem ser capazes de encontrar e, mais difícil, fazer durar.

 

Então, afinal, o que distingue as pessoas mais felizes do mundo de todas as outras? O que alimenta o sentimento de otimismo quando surge algum desafio ou um entusiasmo genuíno face a qualquer pequena oportunidade? O que nos dá a capacidade de sorrir perante qualquer pequeno gesto de simpatia ou usufruir de forma intensa de pequenos prazeres?

 

Veja a galeria: 10 mandamentos diários para ter uma vida feliz

 

A Universidade de Chicago tem vindo a conduzir um estudo desde 1972 que analisa vários comportamentos sociais. Durante 40 anos, os cientistas perceberam que cerca de um terço dos americanos considera-se “muito feliz”, sendo que apenas cerca de dez por cento diz ser “pouco feliz”.

 

Veja a galeria: Sabe se é feliz?

 

Depois de décadas de investigação, os cientistas atribuem a felicidade a três fatores principais: genes, eventos e valores. A genética determina metade da nossa capacidade de sermos felizes, enquanto os eventos externos recentes são responsáveis por 38 por cento da nossa felicidade. Restam 12 por cento de probabilidades de sermos felizes. Mas a boa notícia é que estes 12 por cento estão sob o nosso controlo. Segundo este estudo, há quatro valores que devemos perseguir e que determinarão a nossa felicidade: fé, família, comunidade e trabalho.

 

Ainda que cada um de nós decida procurar preencher estes valores de formas diferentes, este parece ser o segredo para a felicidade.

Artigo anterior

Mosquitos adultos passam o vírus Zika aos seus ovos

Próximo artigo

David Beckham explica significado das suas tatuagens em nova campanha