Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»O que aprendeu em 2017?

O que aprendeu em 2017?

Ano novo, vida nova? E se… escrevesse as suas aprendizagens sobre o último ano?

Pinterest Google+

Durante 2017, escrevi aqui sobre escolher intenções para um ano equilibrado; ter dentro de si tudo o que precisa; como reagir aos balanços na vida; sentir excelente e não suficiente; desenvolver talento; também, sobre porque – às vezes, não faz o que quer fazer; e, inspirado pelo meu livro J, também sobre as lentes que usamos.

 

Hoje resolvi escrever sobre aprendizagens! Partilho aqui três das que tive, olhando para o ano que passou.

 

Gostei muito de descobrir novos sítios e pessoas na América do Sul, nos projetos que me levaram lá; e aprendi que, quando peço ajuda, existem mais pessoas disponíveis para me ajudar. Seja com o crowdfunding que financiou em grande parte esta viagem, seja com as dicas que recebi dos locais.

 

Aprendi que, em educação, existem formas bem diferentes e, para mim, mais saudáveis e possibilitadoras de ajudar crianças e adolescentes a aprenderem. Aprendi também que vou fazer algo sobre isto e ajudar a transformar a educação em Portugal, com o meu pequeno contributo.

 

Aprendi que sou capaz de lidar com situações mais desafiantes, seja a nível financeiro seja em interacções. Nestas, aprendi que ainda sinto dificuldade, nalguns momentos e com algumas pessoas, em partilhar alguns sentimentos mais profundos – e, acredito, os que mais interessam e valem a pena partilhar. Como pedir desculpa a quem amo; exprimir raiva de forma saudável; ou, perdoar aquela pessoa que me é especial e me magoou, por exemplo.

 

E consigo? Das suas aprendizagens em 2017, quais destaca? Quais a vão ajudar mais em 2018?

 

Boas aprendizagens e boas realizações! Faça um 2018 à sua medida. Estando mesmo bem, independentemente do que aconteça.

Artigo anterior

Que princesa da Disney combina com o seu signo?

Próximo artigo

É possível haver sincronização de ciclos menstruais?