Home»BEM-ESTAR»COMPORTAMENTO»O porquê de não conseguir aceitar elogios

O porquê de não conseguir aceitar elogios

A próxima vez que lhe tecerem um elogio , diga simplesmente 'obrigada' e não deixe que esta consideração cause demasiada influência em si.

Pinterest Google+

As pessoas têm dificuldade em ouvir elogios devido a questões de autoestima – ou falta dela – , de acordo com um artigo publicado pelo ‘Journal of Experimental Social Psychology’.

 

Com o intuito de dissecar a ciência por trás da fuga ao elogio, os autores do estudo concluíram que, quando a nossa auto imagem não se alinha com as palavras que nos são ditas sobre nós mesmos, sentimo-nos desconfortáveis. Desperta-se uma falta de confiança e um o sentimento de que não se é bom o suficiente.

 

Veja a galeria: É uma pessoa emocionalmente inteligente?

 

O elogio é uma forma de um parceiro, numa relação, expressar uma consideração positiva – uma variável fundamental no sucesso do relacionamento. No entanto, as pessoas com problemas de autoestima são incapazes de perceber a consideração positiva através de elogios, e estes podem amplificar o sentimento de dúvida e entram em auto conflito.

 

Posto isto, preferem manter a fasquia baixa no que concerne a darem-se a conhecer, com medo de desapontar os outros. Ainda que o elogio seja genuíno e positivo, este pode criar uma pressão psicológica na pessoa que o recebe.

Artigo anterior

Atitude competitiva é chave para a prática de exercício

Próximo artigo

As sete tendências dos consumidores europeus para 2017