Home»BEM-ESTAR»CORPO»O poder do mar para o seu bem-estar

O poder do mar para o seu bem-estar

É tempo de vos falar sobre um dos melhores e mais valiosos remédios do universo, o mar. Essa vastidão de água que varia de cor, consoante a região geográfica no planeta, tem dado muito que falar ao longos dos séculos, pelos seus poderes terapêuticos.

Pinterest Google+
PUB

O cérebro tem cerca de 85% de água e se este equilíbrio não for reposto diariamente ele começa a desidratar, os neurónios encolhem e você começa a sentir que a sua memória reduziu, isto porque está a caminhar a passos largos para o estado senil ainda antes de entrar na idade da velhice.

 

A nossa gordura corporal é composta por 20% de água, os ossos 25%, os rins 80%, o fígado 70%, os músculos 75%, a pele 70% e no útero o corpo do feto tem cerca de 90% de água. Estes valores mostram-nos o quanto dependemos deste nosso estado líquido, desde que começamos a ser vida.

 

Mas é o banho de mar, aquele que tem na verdade um efeito terapêutico capaz de fazer verdadeiras mudanças na nossa saúde.

 

Qual então o poder de um banho de mar?

Por ser rica em magnésio e em outras substâncias minerais semelhantes ao nosso corpo, a água do mar alivia a tensão das articulações e dos músculos, diminuindo o stress e o cansaço emocional.

 

Fortalece o sistema imunológico,

De acordo com um estudo realizado em Espanha, pela Universidade de Alicante, a água do mar contém cloreto de sódio, bem como outras substâncias que são importantes para o funcionamento das nossas células, aumentando a imunidade e fortalecendo o corpo contra vírus e bactérias, o que contribui para a prevenção de várias doenças.

 

Cicatrização e tratamento da pele

Além de melhorar nossa imunidade, a água salgada ajuda também na melhor cicatrização de feridas, sobretudo na pele frágil das crianças e dos idosos.

Os sais minerais presentes na água têm efeito antibiótico, ajudando no alívio e cicatrização de vários casos de doenças cutâneas, desde simples feridas ou inflamações, até algumas mais sérias como dermatites.

 

VEJA TAMBÉM: DA LINHA AO SISTEMA IMUNITÁRIO: OS BENEFÍCIOS DE BEBER ÁGUA MORNA COM LIMÃO

 

Melhora as doenças dos rins e do fígado

A água do mar contribui para auxiliar no tratamento da cirrose, na regeneração das células que foram danificadas e contribui também para melhorar os processos de retenção líquida, que se acumula no abdómen com a idade e a má alimentação.

 

Melhora a respiração

Sabe-se desde há muitos anos que os médicos sempre recomendam os doentes com problemas respiratórios a respirarem a brisa do mar, porque são muitos os benefícios comprovados pela ciência.

 

Um estudo realizado na Austrália revelou que a inalação da brisa alivia a sinusite e a tosse, devido ao cloreto de sódio existente no ar junto ao mar. Quando se banha na água salgada está a contribuir para a eliminação de toxinas, bem como também de elementos alheios presentes nos pulmões.

 

Estar junto ao mar aumenta os seus níveis de vitamina D

Basta usar o método natural muito eficiente; expor braços e pernas ao sol por uns 15 minutos todos os dias. Quem tem a pele negra ou mestiça, tem mais dificuldade para sintetizar a vitamina, por isso precisa de uma exposição ao sol mais prolongada, mas deve escolher um horário em que o sol esteja suportável.

 

VEJA TAMBÉM: A ÁGUA FRIA REAFIRMA A PELE? CONHEÇA ALGUNS MITOS SOBRE O BANHO

 

Auxilia no tratamento das insónias

Um dia na praia, alivia a tensão muscular e das articulações o que por sua vez melhora a qualidade do sono.

Com o corpo mais relaxado, além do barulho hipnotizante das ondas, o sono tem a tendência de ser mais pesado e revigorante.

 

Hidroterapia

O contato da pele com a água fria do mar é revigorante, acelera os batimentos cardíacos, desperta o sistema imunológico e reduz a pressão arterial.

Os exercícios realizados na água não sobrecarregam os tendões e articulações, sendo excelente para quem está com excesso de peso ou tem condição física limitada.

Caminhar na praia pode ser também um ótimo exercício para os membros inferiores, ativando a funcionalidade das veias.

Por isso, se está de férias à beira-mar, aproveite para beneficiar desse recurso maravilhoso no estado salgado que é a água do mar e de todo o seu poder mineral.

 

Estimule o seu corpo para o bem-estar e, como está mais relaxado, procure agora criar novas regras de hábitos de saúde e traga na sua bagagem de regresso a casa mais juventude e uma nova paixão pela vida, a sua vida.

 

Estar feliz e saudável é um estado de espírito que só você poderá escolher. Viver saudável e com o nosso estado líquido em equilíbrio eleva toda a nossa energia física, espiritual e emocional. É ser capaz de amar incondicionalmente a vida e o planeta.

 

Obrigada e boas férias.

 

Artigo anterior

Quanto deve pesar uma mochila escolar? Saiba fazer a escolha certa

Próximo artigo

Da maçã ao kombucha: Conheça 15 alimentos que dão uma ajuda ao aparelho digestivo